Hospital suspende médico e multa outro após erro em operação


Garcia de Orta faz queixa ao Ministério Público de médicos que amputaram perna 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, apresentou queixa ao Ministério Público e à Inspecção-geral das Actividades em Saúde dos dois médicos envolvidos no caso de uma amputação de perna após uma cirurgia para tratar varizes. O caso envolve uma operação feita a uma mulher no Hospital Garcia de Orta, onde foi cortada uma artéria em vez de uma veia, o que acabou por resultar na amputação da perna desta paciente. Um médico foi multado numa verba não revelada e outro foi suspenso pelo erro clínico.

Administração do Hospital multou um médico e suspendeu outro 
O hospital anunciou que suspendeu uma médica de funções e aplicou a outro médico uma sanção pecuniária, na sequência dos acontecimentos que conduziram à amputação de uma doente.
As sanções decorrem do processo disciplinar instaurado pelo hospital aos dois médicos envolvidos no caso, sobre o qual foi feita uma participação ao Ministério Público e à Inspecção-geral das Actividades em Saúde, entendidas pela administração do Garcia de Orta como as "autoridades competentes" para acompanhar o processo.
O hospital escusou-se a adiantar pormenores sobre as sanções decididas, por decorrer agora o prazo legal para os clínicos apresentarem recurso, que é de 90 dias.
Este prazo para apresentação de recurso implica também que as penas não possam ser aplicadas imediatamente, havendo um efeito suspensivo.
De acordo com a assessoria de imprensa do Garcia de Orta, para o hospital o caso está "encerrado em termos de apuramento de responsabilidade".
A mesma fonte adiantou também que, desde o início, o hospital tem mantido conversações com a doente afectada pelo caso e com o seu advogado, e que o Garcia de Orta vai "procurar ressarcir a doente pelos danos causados, na medida do possível".
A doente foi operada às varizes, mas na cirurgia foi cortada uma artéria em vez de uma veia, o que após várias intervenções obrigou à amputação de uma perna, um pouco abaixo do joelho.

Notícias Relacionadas:

Agência de Notícias 

Comentários