Histórias do Mundo: O beijo mais belo do mundo já tem autores


O beijo de Greta Zimmer Friedman e George Mendonsa

Foram precisos 67 anos para identificar o casal retratado numa das fotografias mais populares de sempre. Tirada em plena Times Square, em Nova Iorque (EUA), quando um marinheiro decidiu celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial beijando uma enfermeira. Conheça os protagonistas no ADN.

Autores do beijo em 1945 foram descobertos agora
Desde que tirou uma das fotografias mais populares de sempre que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da revista "Life", quis encontrar os protagonistas. A foto retrata um marinheiro a beijar uma enfermeira em plena Times Square, em Nova Iorque, EUA, durante a celebração do fim da Segunda Guerra Mundial. Acabou por ser a rede de televisão CBS a encontrar e a juntar os retratados no mesmo local, 67 anos depois.
Segundo o portal da televisão brasileira Globo, Greta Zimmer Friedman e George Mendonsa nem sequer se conheciam. Mendonsa, agora com 89 anos, estava num encontro - curiosamente com a atual mulher - a ver um espetáculo, quando este foi interrompido para um anúncio: o Japão tinha-se rendido e a guerra tinha acabado.
Ao correr pela Times Square, a celebrar as notícias e após ter bebido uns copos a mais, o marinheiro olhou para o lado e viu uma bela enfermeira. O jovem, feliz com final da guerra, pois tinha chegado do Pacífico há pouco tempo, não resistiu e pregou-lhe um beijo, capturado em película por Eisenstaedt.
Quando a foto foi publicada, Mendonsa não sabia que era ele. "Um amigo meu, vários anos depois, levou-me uma revista que tinha a fotografia e disse que era eu. Achei que ele estava louco, mas depois vi que era verdade".
Casal reencontrou-se em 2012

Já a famosa enfermeira, Greta Zimmer Friedman, nem viu o marinheiro a aproximar-se para a beijar. "Não o vi chegar e antes que me tivesse apercebido, já tinha sido agarrada. Depois quando vi a fotografia não tive dúvidas, sabia que era eu. Uma pessoa não se esquece de um tipo que nos agarra daquela forma, não é? Ainda para mais num dia como aquele".
No entanto, a enfermeira diz não ter retribuído o beijo. Aquilo que parecia um beijo de cinema e uma fotografia combinada foi, afinal, uma história  bonita fruto de muitos acasos.

Agência de Notícias 

Comentários