Festival "Lisboa na Rua" já começou


Um mês de muita cultura na capital

Concertos de música jazz ou clássica, cinema português e até um hotel ao ar livre em praças, jardins ou miradouros fazem parte da programação do "Lisboa na Rua". Começou ontem no Largo do Intendente e espalha-se pela capital durante um mês.

Festival começou ontem no Largo do Intendente 

Desde ontem e durante 30 dias vários espaços públicos de Lisboa, como o Largo do Intendente, o reservatório da mãe de água (Campolide), o jardim do Príncipe Real ou os claustros do Museu da Marioneta vão receber vários espetáculos gratuitos no âmbito do festival "Lisboa na Rua" [Com'Out Lisbon].
Todas as quintas-feiras até 16 de setembro vão atuar cinco orquestras de jazz, a partir das 19:00, em espaços como o largo do Intendente, o Parque das Conchas, jardim de Campolide, largo da estação do Rossio e largo São Carlos.
As orquestras de jazz do Hot Clube de Portugal e de Leiria, a Tora Tora Big Band, a Big Band da Nazaré e o L.U.M.E (Lisbon Underground Music Ensemble) marcam a agenda do festival.
Na sexta-feira, e todas as sextas e domingos às 18:00 e as 17:00, respetivamente, decorre o festival Meo Out Jazz nos largos do Carmo e da estação do Rossio, nos jardins da Torre de Belém, Bensaúde, no Hotel Mundial, na Tapada das Necessidades e nas escadarias da Bica.

Fitas de rua
A partir de sábado, e todos os sábados e domingos pelas 22:00 até ao final do festival, vai decorrer o 'Fitas na Rua', uma mostra de cinema português ao ar livre, onde os lisboetas vão poder assistir a filmes como "Aquele Querido Mês de Agosto", "Lisboa, Crónica Anedótica" ou "Punk is not daddy".
Os lisboetas vão poder ver um total de nove longas-metragens e sete curtas nos jardins do Príncipe Real, Fernando Pessoa, do Aqueduto das Águas Livres, mas também no hospital Miguel Bombarda, no Bairro do Armador, nas Escadinhas de São Cristóvão, nos claustros do Museu da Marioneta, na Rua Nova do Carvalho e no Martim Moniz.
Todos os domingos, pelas 19:00, há também 'clássicos na rua', ou seja, concertos do Quinteto de Sopros da Metropolitana, mas em zonas diferentes da cidade: do Reservatório da mãe de água, na Alameda Dom Afonso Henriques, nos jardim do Arco do Cego e Fernando Pessoa e na praça Luís de Camões.
Entre terça-feira e 07 de setembro será possível assistir à vídeo arte de vários artistas, no âmbito do 'Festival Fuso', que decorre no espaço BES Arte & Finança, no Clube Ferroviário e nos jardins dos museus da Eletricidade, do Chiado, de Arte Antiga e de História Nacional.

Projecto Vicente
No âmbito do "Lisboa na Rua" vai decorrer também o 'projeto Vicente', baseado no padroeiro de Lisboa com o mesmo nome, e que apresenta um concerto, uma exposição e vários passeios românticos, a partir das 18:00 de dia oito, sempre na Ermida da Nossa Senhora da Conceição.
Haverá ainda espaço para a coreógrafa Anna Teresa de Keersmaek e a Companhia das Rosas convidar os lisboetas a dançar, nos dias 8 e 9 de setembro, pelas 18:00, no Martim Moniz e para um concerto homenagem a Luís Gonzaga, por Marcelo Caldi. Será às 19:00 de dia 14, no coreto do Jardim Henrique Lopes de Mendonça.
No próximo fim-de-semana, no jardim da Estrela vai ser recriado um "hotel" a céu aberto organizado por uma marca de decoração e mobiliário para apresentar os seus produtos em workshops de têxteis.
A organização deste festival é da Egeac, empresa municipal responsável pela gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa.

Agência de Notícias 

Comentários