Festa do Barreiro começaram hoje


A grande mostra da cultura barreirense

O programa das Festas do Barreiro 2012, certame que se realiza entre os próximos dias 10 a 19 de Agosto, foi apresentado recentemente em conferência de imprensa, nas instalações do Moto Clube do Barreiro. As Festas do Barreiro 2012, uma iniciativa da Comissão de Festas, apresentam no espetáculo de Abertura do Palco das Marés, esta noite , Jorge Fernando e Fábia Rebordão. Prometidos estão 10 dias de boa música e de muita animação que culminam, na noite de encerramento, 19 de agosto, também pelas 22 horas, com a atuação de Boss AC, um dos melhores nomes do Hip Hop nacional.

Festas do Barreiro foram apresentadas 

Dez dias de animação variada, muita música nos palcos das Festas e o facto de, este ano, o certame ser extensível às ruas do Barreiro Antigo foram apenas alguns dos pormenores que foram salientados por Regina Janeiro, vereadora da Cultura na Câmara Municipal do Barreiro.
Do programa das Festas do Barreiro 2012, apesar dos espectáculos no Palco das Marés, a vereadora frisou o facto de, este ano, o evento entrar no Barreiro Antigo através de uma exposição em várias ruas e pela concretização de uma sardinhada popular, na noite de sábado, 11 de Agosto. Nesta iniciativa participam “A Cantina”, o “Pireza” e os “Penicheiros”. Nestes três estabelecimentos, as pessoas terão a possibilidade de comer, gratuitamente, uma sardinha no pão, oferta da Comissão das Festas do Barreiro.
Segundo Regina Janeiro, estão presentes na Mostra Empresarial e Institucional do Barreiro (MEI) 66 stands. No espaço Artesanato oito artesãos e nas Tasquinhas cinco restaurantes distribuídos por 8 stands. A vereadora sublinhou ainda a dinâmica anual realizada no Espaço Criança, na área do Desporto e no Palco da Juventude.
No que toca às receitas e despesas, Regina Janeiro referiu que, no presente ano, “procurámos que as Festas fossem auto-sustentáveis. Mas isso só é possível porque existe um conjunto de entidades que nos continuam a apoiar”. Como exemplo indicou que todos os espectáculos são oferecidos e que tudo, da iluminação à segurança, foi “regateado até à exaustão”. “Só assim conseguimos encontrar equilíbrio financeiro nas contas das Festas. Posso dizer que as despesas estão, pela primeira vez, abaixo dos 100 mil euros”.

Características de outros tempos
Raul Malacão, presidente da Junta de Freguesia do Barreiro, sublinhou o facto das Festas, no presente ano, apresentarem características “de outros tempos”, até porque a Comissão foi “buscar a prata da casa” e engrandeceu a motivação dos funcionários da Autarquia na realização deste evento. Em jeito de conclusão, afirmou que as Juntas de Freguesia do Concelho vão estar representadas na MEI, sítio no qual irão expressar publicamente a sua posição sobre o assunto da “extinção das Freguesias”.
Na mesma linha de pensamento, Vítor Santos afirmou sentir-se “imensamente satisfeito pela realização das Festas do Barreiro” até porque “ “a ligação às pessoas é fundamental para a existência da nossa e de qualquer colectividade”.

Superar as dificuldades
Carlos Humberto de Carvalho, presidente da Autarquia, referiu a evolução qualitativa das Festas, salientou a temática do desporto, que origina a exposição institucional e referiu que “as dificuldades são muitas mas cá estamos (reunidos) à volta do Barreiro”. O Presidente agradeceu a todos os que trabalham para o certame todos os dias e disse que tem sido feito um esforço para encontrar novas maneiras de financiamento do mesmo. “Há uma permanente procura de fazer a Festa do Barreiro evoluir, do ponto de vista, qualitativo”, enfatizou, acrescentando que é da mesma forma importante a cooperação de todas as entidades (PSP, bombeiros, escuteiros, fuzileiros, comunidade católica, entre outros) que todos os dias participam no evento.
Sobre a temática institucional escolhida para este ano, o presidente da Câmara sublinhou que o desporto e os atletas campeões do concelho são bastantes. “Temos tido uma imensa dificuldade em balizar os anos em que os campeões do concelho vão ser distinguidos”. Na sua opinião, a escolha é difícil, e ainda bem, porque “há um trabalho, no desporto concelhio, que é feito de base, de outra forma não seria possível”.
Agência de Notícias 

Comentários