Festa das Vindimas começa hoje em Palmela


Toda a força à cultura local

Palmela está, uma vez mais, a festejar as Vindimas. A maior festa do Concelho de Palmela. A Festa – ou as Vindimas como tantos lhe chamam – está ligada à origem rural do concelho e marca desde há 50 anos a afirmação e identidade, a valorização e a afirmação da riqueza cultural e natural de Palmela e tudo ao redor. O vinho é, desde a origem das Vindimas – o rei de trono permanente e delicadamente venerado. Em ano que a vila é a Cidade Europeia do Vinho não há muito dinheiro para gastar com “artistas nacionais” e, por isso, a grande aposta é nos artistas locais que muito prometem


50ª edição da Festa das Vindimas arranca esta noite, em Palmela 

A Associação de Festas de Palmela vai lançar um cartaz musical nas Festas das Vindimas com poucos artistas conhecidos no panorama nacional – excepção a Toy que atua Domingo à noite – devido a questões financeiras mas também “por haver uma linha de pensamento diferente que já vem de organizações anteriores”.
É, pelo menos, isso que diz Jorge Emídio da Silva, o atual presidente da associação, que afirma que “as maiorias das pessoas que visitam a Festa das Vindimas não são atraídas por nomes sonantes do panorama musical” e defende que “a aposta deve ser feita no sentido de valorizar as pessoas da terra, uma vez que Palmela tem duas associações filarmónicas, um conservatório, grupos de jazz e jovens músicos muito bons”.
Neste ano em que a festa mais importante do concelho de Palmela chega à 50ª edição, uma das apostas da comissão de festas é a criação de um palco na Praça da Música, “numa zona mais dançável e que pode servir como prolongamento da festa”.
As bandas de tributo, de acordo com a Associação das Festas, também fazem parte das escolhas, “uma vez que se consegue oferecer aos visitantes e à população músicas conhecidas e bem interpretadas”. Assim seja.
Mudanças também a nível dos espectáculos taurinos da vila. Este ano as Largadas de Toiros serão no terreno entre a piscina municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Palmela.


Catarina Pereira, a Rainha
Rainha e Damas de Honor eleitas ontem à noite 
“Palmela vai-se erguer, Palmela vai cantar, Palmela vai beber e a vida celebrar, Palmela do meu amor e de amigos a brindar”, assim diz o refrão da Marcha das Vindimas, escrito pelo Maestro Jorge Salgueiro que ontem foi conhecido no primeiro grande momento da Festa. A eleição da Rainha das Vindimas. A coroa de menina mais bonita da Festa foi dada a uma menina da vila, Catarina Pereira. Mónica Galinhos, de Águas de Moura, e Patrícia Bronze, do Poceirão, foram eleitas primeira e segunda damas de honor da Rainha. Sofia Jones, uma palmelense divertida, foi eleita Miss Simpatia. Cabe, como manda a tradição, à Rainha cortar o cacho de uva nas escadarias dos Paços do Concelho. É assim que se inaugura a Festas há cinquenta anos.

200 mil euros para fazer a Festa Para a Associação, o “principal problema” é o orçamento diminuto. “É necessário mais apoios, mas é compreensível que as pessoas e as empresas não o possam fazer devido à situação complicada pela qual o país atravessa”, diz Jorge Emídio da Silva. Ainda assim, o presidente destaca a “vontade que todos têm em ajudar e participar, as boas relações entre a comissão e a população e os apoios vitais à concretização da festa”, como é o caso do apoio logístico disponibilizado pela câmara municipal e pela junta de freguesia. O orçamento para a Festa é de 200 mil euros, onde se incluem o apoio de 29 mil euros da autarquia, e os dez mil euros pela junta de freguesia de Palmela. Para equilibrar as contas em relação a edições passadas, a comissão de festas espera “que os gastos correspondam ao que está orçamentado” e que “o grande número de visitantes fiquem satisfeitos com o que é oferecido”.
No ano em que Palmela é a Cidade Europeia do Vinho, Jorge Emídio da Silva revela que “não houve alterações no programa devido a essa consagração”, uma vez que a Festa das Vindimas “surgiu por si própria como cabeça de cartaz na candidatura do concelho”.
Ainda assim há pormenores importantes na programação. A iluminação da festa apresenta motivos ligados ao título que o município assume até ao final do ano e, no cortejo, é dado o destaque à importância que Palmela tem assumido no panorama europeu como produtor de vinho, bem como à vitivinicultura e à história das adegas da região.

Aposta total nos artistas locais
Associação aposta cada vez mais nos músicos de Palmela 

Toy é o cabeça de cartaz [sobe ao palco no Domingo] onde o destaque vai para os “artistas” da vila. Além disso, Joaquim Gouveia (atua esta noite), Orquestra de Jazz da Humanitária (31 de Agosto), os “CORVOS” e a Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária (3 de Setembro) e o concerto da “Big Band Loureiros” (4 de Setembro) são os momentos mais altos a nível musical do certame.
Mas a grande tradição da Festa é, de facto, no dia de Domingo onde se esperam milhares de pessoas de todo o país. Neste dia, logo de manhã, o cortejo dos camponeses sai à rua partindo do Largo do Chafariz. Um carro de bois (no caso, duas vacas amarelas) puxam o primeiro cesto de uvas para ser pisada no adro da Igreja. Os gaiteiros do Círio da Carregueira abrem as hostes musicais e, os ranchos folclóricos da região irão mostrar como eram as antigas adiafas. Homens com cestos de uva nos ombros, mulheres de rostos felizes com mais uva para ser pisada. Um lençol de gente estende-se pelas artérias estreitas do Centro Histórico. As pessoas acenam, mostram as mantas à janela, e mandam beijinhos e corações à Rainha que irá passar – imperial e sorridente – com as suas damas de companhia numa charette real. Sempre foi assim. Trata-se de uma cerimónia religiosa que visa agradecer a Deus o fruto da terra, a uva. Á tarde, com repetição na terça-feira de noite, o Cortejo das Vindimas que desce a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e sobe a Avenida Juiz Godinho de Matos. É assim sempre, todos os anos no primeiro domingo de Setembro porque as Vindimas já são um cartaz que ultrapassa as portas da região. Ruas cheias, gente sentada em passeios, cadeiras de praia e até caixas de fruta. Tudo servirá para ver o Cortejo das Vindimas que este ano celebra Palmela, Capital Europeia do Vinho.

Fogo de artifício em moldes diferentes
Cortejo das Vindimas é ponto alto do certame 

Depois há as tasquinhas, os comes e bebes, a feira franca, os carrosséis e os standes das adegas da região que “oferecem” o melhor vinho do mundo. Jorge Emídio da Silva apela à moderação do consumo de álcool, afirmando que “nesta edição mantém-se a restrição da venda de garrafas após a meia-noite”, que nos últimos anos tem feito com que “o número de comas alcoólicos tivesse diminuído”.
 “Devido a imperativos legais”, o fogo de artifício, na última noite da Festa, vai ser semelhante ao ano passado. O responsável pela comissão explica que existirá, como habitual, o simulacro de incêndio no castelo e um espetáculo pirotécnico a partir do terraço do Cineteatro S. João com algumas “alterações e melhorias em relação à edição anterior”.


Festa das Vindimas 2012 (50ª Edição)

Programação 
Dia 30/08/12 (Quinta-feira)
20:00 – Recepção às Entidades Oficiais e Convidados
Participação Musical do Coral e Cavalinho Musical da Sociedade Filarmónica Humanitária
Paços do Concelho
20:30 – Inauguração Oficial da Festa das Vindimas 2012
Paços do Concelho
21:00 – “50 Edições a Marchar”
Coreto da Sociedade Filarmónica Humanitária
21:00 – Animação com “Joaquim Gouveia”
“Cantigas do Vinho e Cantigas do Pão”
Palco da Praça dos Sabores
22:15 – Espectáculo “Tributo a Ivete Sangalo”
Palco do Fontanário
23:45 – Animação com a Banda “A Preto e Branco”
Palco da Biblioteca
00:00 – Largada de Toiros
Lado nascente à Avenida dos Bombeiros Voluntários
01:30 – Animação com a Banda “Quem é o Bob?”
Palco da Praça da Música

Dia 31/08/12 (Sexta-feira)
09:00 – Arruada com os “Gaiteiros do Círio da Carregueira”
20:45 – Animação com a Banda “4 Sixties”
Palco da Praça dos Sabores
20:45 – “50 Edições a Marchar”
Coreto da Sociedade Filarmónica Humanitária
21:00 – Concerto pela Banda e Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Os Loureiros”
Regência do Maestro Pedro Ferreira e Maestrina Filipa Palhares
Cine Teatro S. João
22:15 – Espectáculo. com a “Orquestra de Jazz da Humanitária”
Direcção Musical de Claus Nymark 
 Músicos convidados:
 Rita Maria (Voz)
 Luis Cunha (Trombone)
 João Mortágua (Saxofone)
Palco do Fontanário
00:00 – Animação com a Banda “On Dixie”
Palco da Biblioteca
00:00 – Largada de Toiros
Lado nascente à Avenida dos Bombeiros Voluntários
01:30 - Animação com a Banda “One Vision” (Tributo a Queen)
Palco da Praça da Música 

Dia 01/09/12 (Sábado)
09:00 – Arruada com os “Gaiteiros do Círio da Carregueira”
09:00 / 20:00 – Colheita de Sangue
Av. Liberdade (junto à Farmácia)
Organização: Núcleo Dadores de Sangue dos Bombeiros de Palmela 
(No decorrer das Festas realizam-se diversos rastreios à população)
10:00 – Grande Prémio de Atletismo Festa das Vindimas 2012
Partida e Chegada junto ao Cine Teatro São João
15:00 – 15º. Prémio de Ciclismo Volkswagen Autoeuropa/Festa das Vindimas
Apoio técnico: Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal
Partida: Autoeuropa
16.00 – Lançamento do “Moscatel de Setúbal Sivipa Superior 10 Anos”
Casa Mãe Rota dos Vinhos
17:00 – Jogo de Futebol Veterano
Palmelense – Terra Chã (Açores)
Complexo Desportivo Municipal
17:00 - Largada de Toiros
Lado nascente à Avenida dos Bombeiros Voluntários
17:15 – 15º. Prémio de Ciclismo Volkswagen Autoeuropa/Festa das Vindimas
Chegada: Largo do Município
17:45 – Entrega de Prémios do 15º. Prémio de Ciclismo
Volkswagen Autoeuropa/Festa das Vindimas
Palco da Praça da Música
18.00 – Adega Cooperativa de Palmela lança Livro de receitas “Adega sem fronteiras”
Casa Mãe Rota dos Vinhos
19.45 – Actuação do Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”
Palco da Praça dos Sabores
20:30 – Animação musical com o grupo “O Controle”´
Palco da Praça dos Sabores
20:30 – “50 Edições a Marchar” 
Coreto da Sociedade Filarmónica Humanitária
21:15 – Concerto pela “Orq. de Sopros e de Jazz do Conservatório Regional de Palmela”
Cine Teatro S. João

Dia 02/09/12 (Domingo)
09:00 – Arruada com os “Gaiteiros do Círio da Carregueira”
10:00 – VIII Prova de Orientação
             Local de Concentração – Polidesportivo da Terra do Pão
            Informações: Contactar jpaulove@gmail.com / Tm: 963905593
10:00 – Passeio Motard Vindimas 2012
10:00 – Cortejo dos Camponeses
11:00 – Pisa da Uva e Bênção do Mosto
12:00 – Missa de acção de Graças
             Igreja Matriz de S. Pedro
17:00 – Cortejo Vindimas 2012
18:30 – Festival de Ranchos Folclóricos
            Cine Teatro S. João
20:45 – Animação com o Grupo “Quarteto Standard”
             Palco da Praça dos Sabores
21:15 – “50 Edições a Marchar”
              Coreto da Soc. Fil. Humanitária
22:15 – Espectáculo com “TOY”
        Palco do Fontanário
23:45 – Animação com “Quarteto dos 3 Irmãos Pedro e Paulo”
            Palco da Biblioteca
00:00 – Largada de Toiros
             Lado nascente à Avenida dos Bombeiros Voluntários
01:15 – Animação com “Tributo a Stevie Wonder”

Dia 03/09/12 (Segunda-feira)
09:00 – Arruada com os “Gaiteiros do Cirio da Carregueira”
20:00 – Animação com o Grupo de “Sevilhanas da Humanitária”
             Palco da Praça dos Sabores
Palco da Praça dos Sabores
21:00 – “50 Edições a Marchar”
Coreto da Soc. Fil. Humanitária
22:00 – Esp. com  o grupo “CORVOS” e a “Banda da Sociedade. Filarmónica Humanitária”
Regência de Banda pelo Maestro João Paulo Quitalo
Palco do Fontanário
23:30 – Animação com a Orquestra Cubana “Havana Way”
Palco da Biblioteca
00:00 – Largada de Toiros
Lado nascente à Avenida dos Bombeiros Voluntários
01:30 – Animação com “Berg & Amigos ”  
Palco da Praça da Música

Dia 04/09/12 (Terça-feira)
09:00 – Arruada com os “Gaiteiros do Cirio da Carregueira”
20:00 – Animação com o Grupo “Quarteto de Jazz de João Vitor”
Palco da Praça dos Sabores
20:45 – “50 Edições a Marchar”
Coreto da Soc. Fil. Humanitária
21:30 – Espectáculo. com  a “Big Band Loureiros”
 Direcção Musical de Lino Guerreiro
Palco do Fontanário
23:00 – Cortejo Nocturno das Vindimas 2012 
00:00 – Animação com “Tributo a Benny Goodman”
Palco da Biblioteca 
01:00 – Espectáculo de Pirotecnia
01:15 – Animação com “Diana Cravo”
Palco da Biblioteca
01:30 - Animação com “Nuno Junqueira Quartet”  
Palco da Praça da Música 

Agência de Notícias 

Comentários