Duas toneladas de lixo recolhidas do mar de Sesimbra


 Mergulhadores e voluntários limpam fundo do mar

Cerca de duas toneladas de lixo foram retiradas da baía de Sesimbra durante uma acção de limpeza comparticipada pela Comissão Europeia e que movimentou mais de 80 voluntários, 20 caiaques e 30 mergulhadores.

Voluntários ajudaram a limpar o mar de Sesimbra 

“Trabalhámos apenas uma pequena zona [entre o esporão da praia principal, a nascente, e o primeiro estaleiro que se encontra a poente, em frente à rampa], de onde retirámos aproximadamente duas toneladas de lixo que encheram um contentor de entulho”, afirmou João Boavida, da empresa MTP, promotora da acção de limpeza promovida hoje na baía de Sesimbra.
Uma cana de pesca “submersa há mais de cinco anos”, uns óculos de marca Ray-Ban ou um relógio Swatch “incrustado de cracas e organismos marinhos” foram algumas das curiosidades encontradas no fundo do mar, a par com “pneus, redes, cabos, cordas, latas de tintas, tubos, sacos plásticos e muito material metálico” que não foi possível identificar.
Trinta mergulhadores e 20 caiaques estiveram envolvidos na acção que movimentou mais de 80 voluntários, “muito deles a participarem pela primeira vez neste tipo de acções e que apareceram sem sequer se inscreverem, apenas pela vontade de ajudar”, realçou João Boavida.

Grande variedade marinha
Apesar do lixo encontrado, a organização sublinhou “a grande abundância de vida marinha” no local anexo a um estaleiro onde “os peixes andam perfeitamente à vontade dentro do porto de abrigo e em toda a baía” e onde foi encontrada “grande variedade de espécies, entre os quais robalos de cinco e seis quilos”.
Para além dos voluntários na recolha do lixo a acção contou com a participação de um grupo de pessoas que fizeram um passeio de bicicleta entre a Costa da Caparica e o porto de Sesimbra.
Financiada pela representação da Comissão Europeia em Portugal, a acção de limpeza integra-se num programa de proximidade com os cidadãos, e visa essencialmente «a sensibilização das populações, com vista a promover o crescimento económico sustentável», sublinhou João Boavida.
Organizada pela empresa MTP – Organização de Eventos, Lda, a iniciativa decorreu no passado fim de semana e ainda contou com um passeio pedestre na Serra da Arrábida, desenvolvido em parceria com a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e a Junta de Freguesia de S. Lourenço (Azeitão)
Os objectivos são, por um lado, “dar a conhecer a beleza e potencial turístico da Serra” e, por outro, “detectar quaisquer zonas de risco, no que toca a potencial incêndio ou outra qualquer ameaça ambiental”, concluiu o mentor da ideia

Agência de Notícias 

Comentários