Telma Monteiro caiu ao primeiro combate


Telma não consegue pódio... mas deu tudo

Foi preciso recorrer ao ponto dourado para decidir quem seguia para as meias-finais na categoria de -57kg e Telma Monteiro acabou por soçobrar. A judoca sai "de consciência tranquila". A expectativas de Portugal obter medalhas em Londres já não eram muito elevadas e pior ficaram depois do fracasso no judo porque João Pina também perdeu logo no primeiro combate.


Telma foi derrotada por uma americana 


A portuguesa Telma Monteiro, uma das favoritas às medalhas foi afastada pela norte-americana Marti Malloy, por yuko, na categoria de -57kg.
A derrota aconteceu na decisão por ponto dourado, no combate disputado na ExCeL North Arena. Telma é a segunda portuguesa, depois de Joana Ramos ter sido eliminada ontem na categoria de-52kg.
A judoca, campeã europeia e segunda classificada no World Masters era a maior esperança portuguesa para conquistar uma medalha em Londres'2012.
No final da prova Telma não escondeu a desilusão. "Dei tudo por Portugal, todos os dias. Merecia um final mais feliz, mas estou de consciência tranquila. Gostava de ter dado uma alegria aos portugueses", sintetizou a judoca lusa. "Estive no meu melhor, infelizmente a americana foi melhor do que eu. É o final de um ciclo que foi espectacular", resumiu sobre o combate e a curta campanha olímpica.

A luta pelas medalhas
Tal como há quatro anos em Pequim, o judo foi a primeira modalidade com boas hipóteses de pódio a entrar em acção. E tal como há quatro anos falhou.
Desta vez, a missão dos judocas era ainda mais complicada, porque reunia a quase totalidade das esperanças de pódio.
Há quatro anos, Portugal tinha um leque alargado de campeões europeus e mundiais ou atletas no topo das respectivas modalidades: havia Nélson Évora, Naide Gomes, Vanessa Fernandes, Álvaro Marinho/Miguel Nunes ou João Rodrigues, citando os melhores exemplos.
Desta vez, os medalhados de Pequim (Évora e Vanessa) estão lesionados, ao que se juntou a ausência de Naide Gomes.
Com as eliminações de Telma Monteiro (quatro vezes campeã da Europa e três vezes vice-campeã do mundo) e de João Pina, que também sonhava com um pódio, as atenções de Portugal centram-se agora principalmente na vela, embora nesta fase não haja um candidato às medalhas da dimensão de Telma Monteiro.

A vela pode ser surpresa
Vela portuguesa em bom plano em Londres 

Álvaro Marinho e Miguel Nunes têm feito bons resultados na classe 470 (entram em competição na quinta-feira), sendo regularmente finalistas em provas internacionais: foram quintos em Sydney, sétimos em Atenas e oitavos em Pequim.
Gustavo Lima ficou à porta do pódio em Pequim, mas só há alguns meses voltou à classe Laser, em que enfrenta concorrentes muito mais novo numa categoria que é muito física.
Na canoagem, Portugal pode esperar uma boa surpresa no K1 1000m (Emanuel Silva e Fernando Pimenta) e no K4 500 (Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues).
No atletismo, modalidade que mais medalhas olímpicas deu a Portugal, há várias atletas de bom nível (marcha, maratona, 5000m e 10.000m), mas teoricamente nenhuma delas é candidato ao pódio perante a forte concorrência de americanas, africanas e de potências europeias, como a Rússia.
Desde Barcelona 1992 que Portugal não termina uma edição dos Jogos Olímpicos sem medalhas.

Agência de Noticias 

Comentários