Reticências da Sociedade por Ana Sofia Horta


Mitos e verdades sobre Piolhos

A estação do ano parece primavera e os piolhos insistem em permanecer e reaparecer, todos dão sugestões, mas ninguém quer ver uma cabeça todos os dias. 







1º existem champos de prevenção;
2º a cabeça tem de ser vista todos os dias;
3º Os piolhos não voam nem saltam;
4º Químicos, como tinta do cabelo são prevenção;
5º Os piolhos não significam falta de higiene;






O piolho pica o couro até quatro vezes por dia, costumam estar em locais quentes como a nuca e a parte de trás das orelhas.
Ao contrário do que muita gente pensa, a membrana que protege o ovo do piolho é super-resistente, feita de quitina, uma substância que compõe o esqueleto externo (exosqueleto) dos artrópodes, e por isso estala quando é morto.
Portanto, para retirar a lêndea é preciso escorregá-la até o fim do fio. Se não eliminar os ovos, o animal vai continuar a procriar.
Uma lêndea leva cerca de dez dias para sair do ovo e se tornar adulta. Cada uma mede 0,3 mm de comprimento, enquanto um piolho chega a 3 mm e vive até 40 dias.
O secador de cabelo, usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Usado da maneira correta, ele pode deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.
O vinagre “embebeda os piolhos” não os deixando fugir, anda, tão rápido.



Ana Sofia Silva Horta 
Educadora de Infância no Desemprego 
Oeiras 

O terceiro dia semana tem sempre uma reticência. O mundo pula e avança mas, à Terça-feira, Ana Sofia Horta chega ao ADN com uma história de vida ou uma estória pessoal. Uma visão muito pessoal e uma opinião muito real da sociedade. Para ler, saborear, pensar e analisar. 

Consulte todos os artigos da autora

Comentários