Elevador da Bica regressa em Agosto


Elevador continuará parado até final do mês

O ascensor da Bica, uma das principais atrações turísticas de Lisboa, manter-se-á parado até 31 de Julho para conclusão de obras na zona, anunciou, esta segunda-feira, a transportadora Carris.


Elevador da Bica, em Lisboa, continua encerrado

"Por conclusão das obras, promovidas pela câmara municipal na Calçada da Bica, junto ao Largo do Calhariz, que interferem com a zona de embarque/desembarque do Ascensor da Bica, este continuará imobilizado até ao próximo dia 31 de Julho (inclusive)", refere a empresa numa mensagem publicada no seu 'site'.
No dia 28 de Junho, comemoraram-se 120 anos desde a inauguração do ascensor.
Nesse dia, o elevador esteve parado e a Carris referiu que assim permaneceria até 22 de Julho, esclarecendo estar a ser realizada "uma reparação geral do ascensor onde todos os seus componentes são revistos e reparados, ou substituídos, conforme o seu estado de condição".
A intervenção, que inclui ainda as caixas de madeira das cabinas, estava, segundo a empresa, "programada para o próximo mês de Setembro", mas teve que ser antecipada devido ao facto de "o estado de condição dos rodados ter atingido o limite mínimo de segurança, pelo que não nos é possível manter o ascensor em funcionamento por mais tempo".

A história do elevador da Bica
Instalado na rua da Bica de Duarte Belo, o funicular, concebido pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard para ligar o Largo do Calhariz e a Rua de São Paulo, foi inaugurado a 28 de junho de 1892.
Propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa, é considerado o mais típico dos ascensores de Lisboa e aquele cujo percurso é mais belo e pitoresco, por atravessar o histórico Bairro da Bica, razão pela qual foi cenário de alguns filmes rodados em Lisboa e também de videoclips musicais.
Com capacidade para transportar 23 passageiros, o ascensor começou por ser movido pelo sistema de contrapeso de água e, em seguida, pelo de 'tramway-cab', mas em 1896 passou a mover-se a vapor e em 1914 procedeu-se à sua eletrificação.
No mesmo ano, sofreu um grave acidente e esteve parado durante nove anos, até 1923. Em Fevereiro de 2002, foi reconhecida pelo Estado a sua importância histórica e cultural e foi classificado como Monumento Nacional.

Agência de Noticias 

Comentários