Centro de Saúde de Quinta do Conde já abriu


Equipamento funciona a meio gás

O novo Centro de Saúde da Quinta do Conde, em Sesimbra, abriu portas ontem, após mais de 20 anos de espera. Apesar de satisfeitos com a inauguração, os utentes não deixaram de protestar por mais médicos. PSD, porém, mostra a sua sastifação com a abertura daquele centro pelo “actual Governo”.

Leal da Costa já ouviu protestos dos utentes 

"Hoje manifestamos o nosso contentamento por ver esta batalha pelo Centro de Saúde chegar ao fim, mas não nos podemos esquecer que, no dia da sua inauguração, o Centro de Saúde da Quinta do Conde já é insuficiente para os quase 30 mil habitantes da nossa freguesia" - sublinha um comunicado da Comissão Representativa dos Utentes dos Serviços Públicos de Saúde da Quinta do Conde.

Ainda segundo o mesmo comunicado, “não temos dúvidas que este Centro de Saúde, cuja obra havia terminado a 15 de Março, se mantinha encerrado por falta de vontade política do governo e/ou quiçá por outros interesses obscuros. Foram os quintacondenses sob a orientação desta Comissão e com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara de Sesimbra que forçaram o Ministério da Saúde a finalmente fixar a data, 23 de Julho, para a sua abertura. Bem hajam aqueles que com o seu esforço e dedicação não ficaram à espera que a sorte caísse do céu mas foram à luta e conseguiram esta vitória para todos os quintacondenses”.

 Abriu há um dia e já tem falta de médicos
"Faltam médicos e o espaço é pequeno para servir uma população de cerca de 30 mil habitantes", disse o presidente da Comissão de Utentes de Saúde da Quinta do Conde, Fernando Patrício.
Para o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Seixal-Sesimbra, Luís Amaro, a unidade de saúde arranca "a meio-gás". Estão a trabalhar seis médicos e sete enfermeiros e "são necessários doze médicos e doze enfermeiros", referiu.
A opinião é partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Vítor Antunes. "Queremos recursos humanos adequados. A população cresce e as instalações serão insuficientes no amanhã", disse.
O secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa, que esteve presente na inauguração do centro de saúde, disse estar atento às preocupações dos autarcas. "O primeiro passo já foi dado. Estamos atentos e vamos resolver as carências a nível nacional", garantiu o governante perante as críticas dos utentes.

PSD satisfeito com abertura da unidade de saúde
Após duas décadas de adiamento, a população da freguesia da Quinta do Conde vê assim o actual Governo dar uma resposta a uma das suas principais preocupações.
O presidente da Distrital de Setúbal do PSD e deputado, Pedro do Ó Ramos, lembra que este desfecho era muito ansiado pela população, sobretudo numa área tão fundamental como é a da saúde.
“Apesar de terem existido alguns percalços que obrigaram ao adiamento da abertura deste equipamento, nomeadamente problemas com os construtores, o actual Governo conseguiu inaugurar uma obra essencial para a freguesia. Esta melhoria de meios vai possibilitar um atendimento mais próximo às populações. Hoje é um grande dia para os quinta-condenses”, salienta.
Paulo Ribeiro, deputado social-democrata, lembra que esta foi outra obra prometida pelo PS ao longo dos anos, mas que só agora é que foi concluída.
“Este é mais um exemplo das muitas promessas que foram feitas pelo PS ao longo dos anos e que nunca foram concluídas. Cabe agora ao Governo do PSD dotar as populações dos equipamentos necessários ao seu bem-estar”, afirma o parlamentar.
Estas críticas à governação anterior são também partilhadas pelo vereador social-democrata da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Luís, considerando que “a população da Quinta do Conde esperou tempo demais por uma nova unidade de saúde, com as condições necessárias para dar resposta a um cada vez maior número de habitantes na freguesia”.
A Unidade de Saúde Familiar da Quinta do Conde vai funcionar entre as 8 e as 20 horas com uma equipa inicial constituída por seis médicos, sete enfermeiros e seis assistentes técnicos.
Esta extensão de saúde terá as seguintes valências: Saúde do Adulto, Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Saúde Materna, visitas domiciliares e Consulta de Diabetes.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários