Candidatura do Barreiro ao LIFE+ chumbado


Vereador surpreso por não aprovação de projeto

Em conferência de imprensa, o vereador Nuno Banza, responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental da Câmara do Barreiro, manifestou-se surpreso por a Candidatura ao Programa LIFE + - o instrumento financeiro da UE para o apoio a projetos de conservação da natureza e do meio ambiente na EU -, apresentada pela autarquia, não ter sido aprovada, assim como estranha o facto de nenhum projeto, dentro desse âmbito, ter sido aprovado para Portugal. “Esperamos ter quem defenda Portugal em Bruxelas”, disse o autarca. 


Projeto de Sustentabilidade Ambiental da CM Barreiro chumbado pelo UE

 
Segundo o vereador, a candidatura intitulada “Biodiscoveries – Controlo de invasoras na ribeira das naus do Coina” tem em vista consolidar alguns dos objetivos previstos com a classificação do Sapal do rio Coina e da Mata da Machada como área protegida de interesse local.
Face a não aprovação da candidatura, o vereador referiu que a autarquia vai solicitar “informação detalhada sobre a avaliação” que foi feita, bem como pretende submeter a candidatura no próximo prazo de entrega, que se prolonga até 26 de setembro. O autarca justifica que essa posição resulta do facto de continuarem a “acreditar que [a mesma] se reveste de uma importância grande, face ao objetivo a que se propôs”. “Temos uma equipa técnica que defendemos e em quem acreditamos e não foi claramente (na nossa opinião) por não termos feito um trabalho profissional de preparação da candidatura, que ela foi rejeitada”, acrescentou ainda, nesse sentido. 
Na sua intervenção, o responsável acrescentou ainda que a candidatura, a três anos, ronda o valor de um milhão de euros, sendo possível à autarquia a obtenção de um financiamento a 50 por cento (em que metade seria assumido pela autarquia). “Esperamos que haja possibilidade de fazer pressão em Bruxelas para que os 7.4 milhões de financiamento que estavam previstos para Portugal venham efetivamente para ações de conservação da natureza com importância comunitária porque temos propostas positivas e de qualidade”, observou.

Defender os interesses de Portugal em Bruxelas
O vereador disse ainda que o projeto contou com a colaboração de uma equipa de reconhecido mérito na sua elaboração, nomeadamente, o arquitecto Henrique Pereira dos Santos, com experiência nas áreas da conservação da natureza e biodiversidade, bem como o engenheiro Luís Jordão, contratado durante vários anos pela Comissão Europeia, tendo prestado apoio técnico em Portugal, para a realização dos LIFE.
Depois de frisar que “felizmente esta questão não afecta diretamente o processo de classificação da Mata da Machada, e a terminar, Nuno Banza referiu que a não aprovação da candidatura já foi objecto de discussão em reunião de Câmara, tendo-se verificado uma unanimidade no continuar da defesa da proposta. O autarca informou ainda que pretende ainda informar a ministra do Ambiente, Assunção Cristas, sobre esta questão e espera, nesse sentido, que “haja quem do Governo Português defenda em Bruxelas os interesses do país”.

Agência de Notícias 

Comentários