António Costa acredita num poder local forte


Autarquias "vão ser decisivas para o relançamento da economia"

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou que as autarquias "têm ajudado a que o país se afunde menos", referindo que a consolidação orçamental tem sido obtida precisamente na administração local.

 
"Autarquias têm realizado um bom trabalho", diz António Costa

As autarquias "têm seguramente ajudado a que o país se afunde menos, mas estão bastante exauridas das suas forças e não o poderão fazer sozinhas, tem de ser uma estratégia articulada com o Governo", sublinhou o autarca, em entrevista à Lusa, que completa cinco anos sobre a tomada de posse no município na quarta-feira.
Para António Costa, o trabalho desenvolvido pelo poder local é fundamental no "amortecimento geral" a nível económico e também do ponto de vista social, de gestão dos equipamentos e de apoio às famílias.
O socialista criticou alguns aumentos de impostos, como o IVA, e cortes de despesa feitos "de forma cega" pelo Governo PSD/CDS-PP e referiu que não se refletem nos números da execução orçamental e não "não há consolidação", mas antes "mais défice e mais dívida".
"Consolidação tem havido, sim, do lado das autarquias locais. Quando chegarmos ao fim do ano, poderemos comparar o que é que consolidaram as finanças das autarquias locais e o que consolidaram as finanças do Estado", sugeriu.
Por isso, acrescentou, as autarquias "vão ser decisivas para o relançamento da economia".

“Problema das finanças públicas não está nas autarquias"
Novas esplanadas no Martim Moniz deram nova alma ao bairro 

O autarca disse acreditar, no entanto, que o executivo "já percebeu que o problema das finanças públicas não está nas autarquias", até porque o peso deste nível de poder no conjunto da dívida pública e da despesa é "diminuto".
António Costa destacou a necessidade de os poderes públicos aproveitarem as oportunidades para relançar a economia, a par de manterem o rigor na gestão das contas, e exemplificou com a capital.
"Se ficamos só pelo rigor, a cidade morre. É decisivo termos novas esplanadas no Terreiro do Paço ou no Martim Moniz, como é decisivo para a qualidade de vida das pessoas fazermos jardins em bairros ou, para quem vive em Marvila, termos procedido à demolição do 'corredor da morte' e utilizar esse espaço para a reabilitação. Estas intervenções são da maior importância para a qualidade de vida, para a imagem da cidade e para a sua atratividade", comentou.

Agência de Notícias 

Comentários