Dá um Gosto ao ADN

sábado, 23 de junho de 2012

Uma Luz na austeridade por Ana Esperança


Isenção para quem mais precisa…

Cansados de ouvir falar de contenção, austeridade, desemprego e desespero, foi com uma alegria imensa e muita sofreguidão que o povo português viveu estes últimos dias de emoções futebolísticas. A nossa querida selecção estará entre as 4 melhores da Europa, o que já é uma vitória de facto.



Mas maior vitória ainda foi a conseguida pelos inúmeros desempregados. Ao fim e ao cabo, nem tudo pode ser mau para estas mulheres e homens que enfrentam a dura luta da procura desesperada de emprego e da tentativa de sobreviver com tao pouco…
A partir de hoje, os desempregados passam a ficar isentos do pagamento de taxas moderadoras. O diploma que regula as isenções foi publicado esta semana em Diário da República e surge depois de um recuo do Governo, que antes planeava sujeitar a isenção às condições financeiras, independentemente de o utente estar ou não desempregado.
Na prática, esta alteração significa que aqueles que se encontram em novas situações de desemprego, nomeadamente pessoas que tenham perdido o emprego há pouco tempo ou que se encontrem desempregadas há menos de um ano, poderão também usufruir da isenção, o que antes não acontecia.    
E é tao simples! Basta o utente desempregado fazer prova da situação no centro de saúde, apresentando, para isso, o comprovativo de inscrição no centro de emprego. No caso da existência de cônjuges e dependentes menores, terá também de ser feita a demonstração legal da dependência.
No entanto, como em qualquer regra existe a excepção: a isenção não será aplicada sempre que o subsídio de desemprego recebido pelo utente ultrapassar os 628,38 euros por mês.
Felizmente, o Governo não se conteve e as boas novidades não ficaram por aqui. Além da isenção das taxas para os desempregados, o transporte não urgente de doentes que seja instrumental à realização das prestações de saúde no âmbito do SNS será também isento de encargos para o utente, quando a situação clínica o justifique.
Do mesmo modo, o SNS será também responsável pelo pagamento do transporte não urgente de doentes quando este seja efectuado para fim de prestação de cuidados de forma prolongada e continuada.
Mas como o caro leitor já calculará, não há bela sem senão e como tal esta decisão estipula que as novas regras não se aplicam a beneficiários de subsistemas de saúde, bem como a quaisquer entidades, públicas ou privadas, responsáveis pelos respectivos encargos.

Emprego: Já que falamos de desemprego, importa contrariar e falar de oportunidades de emprego. O Ministério da Saúde abriu um concurso para quase 800 vagas que deverão ser preenchidas por médicos em instituições espalhadas ao longo do país, das quais 200 são para a área da medicina geral e familiar.
Lazer: Com o encerramento do Europeu, as atenções virar-se-ão para os Jogos Olímpicos e Portugal estará decerto muito bem representado. Para já sabemos que a nível de animação, este evento poderá contar com a presença da nossa Mariza.
A fadista portuguesa foi incluída no grupo de milhares de artistas convidados para o grande festival cultural dos Jogos Olímpicos deste ano, em Londres. Em representação de uma das 204 nações em competição, Mariza actuará no dia 21 de Julho.
Posto isto, caros amigos, resta-nos motivos parar sorrir! Boa semana e boas notícias para todos!



                                                                                                                   Ana Esperança
Pinhal Novo

Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.


Consulte todos os artigos da autora
Uma Luz na austeridade por Ana Esperança

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010