Poceirão e Marateca em festa


Festas já começaram nas duas freguesias de Palmela

Arrancaram hoje em Marateca e no Poceirão, no concelho de Palmela, as anuais festividades daquelas freguesias. Este ano celebradas nos mesmos dias. Águas de Moura celebra as tradicionais Festas de S. Pedro da Marateca até 1 de julho e na mesma data, a aldeia de Poceirão recebe a XXIII Feira Comercial e Agrícola de Poceirão.


Feira Agrícola do Poceirão já começou 

A Câmara de Palmela destaca a importância da Feira Comercial e Agrícola de Poceirão por esta representar um contributo para a promoção da agricultura e por, num momento de difícil conjuntura económica que o país atravessa, ser “fulcral apoiar os produtores”. “O Governo devia intervir neste sentido, tendo em conta os benefícios que o setor agrícola pode trazer à economia”, realça Luís Calha, vereador do turismo da autarquia.
“A agricultura rural é imperativa para a região e para o desenvolvimento do país, razão pela qual torna-se imprescindível não deixar-se afetar pela crise e perder a capacidade de apoio aos agricultores”, salienta Luís Calha. O certame, que se realiza entre 29 de junho e um de julho, afigura-se como “uma feira comercial realizada por pessoas da região rural, com vivências diferentes da população do litoral” declara o autarca palmelense, destacando “o momento de grande afirmação da Freguesia de Poceirão”.
O certame permite a promoção de vinhos, produtos hortícolas, turismo rural e, ao mesmo tempo, “traduz-se numa oportunidade para os visitantes conhecerem os produtos da região”, afirma Luís Calha. Durante a feira, será promovido um colóquio sobre “os problemas dos agricultores e a dificuldade de escoamento de produtos, debate pertinente numa altura em que se estão em cima da mesa as questões sobre a agricultura, pelo que a autarquia defende que esta área deve ser valorizada por trazer grandes vantagens competitivas para o concelho”, prossegue.
O vereador do turismo da câmara de Palmela diz que a feira é “uma referência na região, no país e tem tido reconhecimento internacional” por estar integrada na calendarização do programa “Palmela Cidade Europeia do Vinho”. Luís Calha demonstra a convicção de que o certame “será um êxito com mais visitantes face ao ano passado”.
A Feira Comercial e Agrícola de Poceirão conta com uma exposição de máquinas agrícolas com cerca de 1500 metros quadrados, mostra de animais, o Festival das Adegas e do Vinho, várias dezenas de pavilhões institucionais e do movimento associativo, artesanato e venda de hortícolas diretamente do produtor são alguns dos destaques desta Feira, que dá a conhecer o mundo rural, em plena Área Metropolitana de Lisboa.
Em simultâneo, um vasto programa de animação apresenta ofertas para todos os gostos, com destaque para a música, o teatro de revista, a gastronomia, o desporto, o stand-up comedy e as atividades equestres. De sublinhar, ainda, o Colóquio “Agricultura versus Grandes Hipermercados”, a decorrer a 30 de junho, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Poceirão, numa organização da Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal


Festas de S. Pedro da Marateca também já começaram

Marchas é o maior cartaz da festa da Marateca

Na freguesia vizinha o tempo também é de festa. A cerimónia inaugural da festa aconteceu hoje, às 20 horas, na junta de freguesia local, seguido do desfile de três marchas populares: S. Pedro de Marateca, Marcha Infantil “Os Cenourinhas” e a marcha da União Desportiva das Pontes, esta na qualidade de convidada.
A partir das 22.30 horas, haverá animação musical, baile com a actuação de António Lázaro e João Tendeiro. No recinto festivo, será possível saborear sardinha assada, acompanhada de caldo verde, pão e vinho da região.
A presidente da Junta de Freguesia de Marateca, Fernanda Esfola enalteceu a “criatividade, dinâmica e muita persistência por parte da associação para levar por diante mais uma edição das festas”. O mesmo diz o vereador do Turismo da Câmara de Palmela que refere que estamos a atravessar um “momento muito difícil da nossa vida colectiva” tal “não fez esmorecer o entusiasmo e a determinação de um conjunto de homens e mulheres de Marateca que se dedicam à sua terra, que querem que esta seja falada, tenha animação e do ponto de vista económico tenha também retorno para o seu comércio e agentes económicos”, concluiu Luís Calha.
A música, a gastronomia e a animação também têm lugar de destaque no programa que o presidente da Associação de Festas de S. Pedro de Marateca classifica de “fantástico” tendo em conta que o “ano não tem sido fácil e as festas não são excepção, mas com todos os entraves é com orgulho que apresentamos este programa”.
José Filipe destaca duas novidades um Workshop de Ginástica para todos, promovido pelo TELA, no Largo de São Pedro e o encerramento com um espectáculo de pirotecnia. O responsável deu também conta da exposição de modelos trajados a rigor, com fatos das marchas e com programas das festas que vão estar espalhados por alguns espaços da freguesia como por exemplo a Casa Ermelinda Freitas e o Hotel Golf do Montado.
Sábado, será a segunda das três noites de festejos de S. Pedro. A partir das 20 horas, acontecerá a actuação dos ranchos folclóricos “Académicos da Agualva de Cima” (Bairro Margaça) e de Fernando Pó. A noite prosseguirá com a actuação do Grupo ‘Banza’, de Rosinha, fechando a noite com baile animado por António Lázaro e João Tendeiro.
Domingo, será o derradeiro e mais importante dia dos festejos de S. Pedro da Marateca. Manhã cedo terá lugar o segundo passeio de BTT guiado, uma organização Tiago Pereira, e com concentração dos participantes no recinto do campo de futebol.
A partir das 18 horas, haverá procissão pelas artérias da localidade, em honra do padroeiro de Marateca.
Á noite (21 horas), Jorge Nice promete animação musical, a que se seguirá o desfile das marchas infantil “Os Cenourinhas”, da União Desportiva das Pontes e da marcha de S. Pedro de Marateca.
Pela meia-noite de domingo, um espectáculo pirotécnico anunciará o ponto final dos festejos de S. Pedro de Marateca.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários