Associação Naval Sarilhense no I Fórum Ibérico do Tejo


Embarcações típicas do Tejo discutidas no Fórum

A Associação Naval Sarilhense, do concelho da Moita, esteve presente no I Fórum Ibérico do Tejo que decorreu no CNEMA – Santarém. Este evento foi promovido pelo Instituto Politécnico de Santarém, tendo como grande tema “O Tejo – corredor de cultura e de identidade ibéricas – berço de civilizações e factor de desenvolvimento dos territórios e do turismo”.

Papel de embarcações típicas do Tejo discutidas em Santarém 

No I Fórum Ibérico do Tejo estiveram presentes vários especialistas, de diferentes áreas técnicas e científicas. Foram discutidos temas como a navegabilidade do Tejo, os seus ecossistemas e aspectos geológicos, a sua história e as culturas ribeirinhas em presença, o potencial de valorização das actividades turísticas, as estratégias de preservação e valorização do património, entre outras temáticas.
A comunicação da Associação Naval Sarilhense (ANS), da autoria de André Fernandes e Mário Pinto, analisou o processo de transformação funcional das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo (de modos de transporte a construtos culturais), explicitando a atividade desta Associação ao nível da preservação e divulgação deste património.
Esta comunicação apresentou parte do trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Programa de Investigação sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo, enquadrado pelo Protocolo de Cooperação entre a ANS e o Instituto de Dinâmica do Espaço (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

Agência de Notícias 

Comentários