Setúbal comemorou “Dia do Moscatel”


Moscatel procura novos caminhos

Actividades diversas assinalaram o primeiro Dia do Moscatel. A procura de soluções criativas na utilização da casta moscatel para a concepção de produtos inovadores foi apontada como um importante factor de promoção regional.

Moscatel já tem um dia só para ele

As comemorações do primeiro “Dia do Moscatel”, instituído a 10 de Maio, conheceram diversas actividades que realçaram a importância deste vinho tão característico da região sadina.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal preparou uma ementa especial, baseada no moscatel e promoveu um evento extensível à comunidade escolar.
Na Casa da Baía teve lugar uma prova do vinho, um curso e um workshop gratuito que ensinou a distinguir entre as diferentes marcas e as respectivas características, conduzido pela Confraria do Moscatel. A loja de vinhos daquele espaço turístico praticou preços promocionais na garrafeira de moscatel.
A marcar a celebração foi apresentada a aguardente de moscatel “Amus”, da Adega Cooperativa de Palmela, inédita no género, obtida a partir da destilação em alambique de cobre de massas da casta Moscatel.
O gerente da Adega Cooperativa de Palmela, Luís Silva, classificou a iniciativa, promovida pela Câmara de Setúbal, como uma “perfeita oportunidade para se fazer um brinde ao moscatel”, um produto já bastante difundido a nível dos vinhos e com outras utilizações conhecidas, nomeadamente na doçaria regional, mas que tem ainda espaço para novos usos, “numa procura incessante que deve ser feita para o relançar”.
A engenheira agrónoma Susana Garcia conduziu o curso que abordou as temáticas “Do cacau ao chocolate”, “Como provar chocolate – metodologia da prova”, “Moscatel de Setúbal e chocolate – o que os une…”, “A denominação de origem ‘DO Setúbal’”, “As diferentes formas de produzir moscatel” e “Combinações perfeitas”.
O “Dia do Moscatel” é uma organização no âmbito do programa municipal “Viva o Vinum”, de promoção enoturística da região.

Agência de Notícias 

Comentários