Saldar dívida com entrega da habitação


Santander Totta está a aceitar a entrega da casa para pagamento do empréstimo

 

O Santander Totta está a aceitar a entrega da casa para pagamento do empréstimo à habitação das famílias sobreendividadas. O líder do banco, António Vieira Monteiro, admite mesmo que esta opção, já em vigor em Espanha, deveria ser a solução adoptada em Portugal.

Banco facilita crédito à habitação  aos seus clientes  

 "Sempre que temos entidades ou pessoas que demonstram não ter capacidade para pagar, temos vindo a aceitar que a casa sirva de pagamento total da dívida", afirmou. Ainda assim, o banqueiro entende que tal opção "não deve ser alargada a quem tem condições para pagar".
No país vizinho, a entrega dos imóveis em dação liquida o empréstimo. A habitação é então colocada num fundo imobiliário, arrendada ao antigo dono e o valor da renda cobrado corresponde a 3 por cento do diferencial entre o valor que não é coberto pela hipoteca. "Estamos de acordo em que sejam aplicados em Portugal os mesmos princípios que são aplicados em Espanha", afirmou Vieira Monteiro.
O Totta lançou aliás uma acção junto de clientes com mais de três prestações da casa em atraso de forma a "adequar o valor da prestação à condição financeira" da família. Em 15 dias, já chegou a entendimento com centenas de clientes, alargando o prazo dos créditos e atribuindo períodos de carência do capital.

Portugal e Espanha trocam ideias
Na Cimeira Luso-Espanhola, os governantes de Portugal e Espanha foram claros quanto à necessidade de recapitalizar a Banca, de forma a estabilizar a concessão de crédito.
Passos Coelho e Mariano Rajoy conversaram longamente sobre a matéria, receando um colapso de dimensões gigantescas no sector imobiliário dos dois países. "É preciso que regresse o crédito à economia, porque sem isso não há crescimento, e nós tudo faremos para que as pessoas possam continuar a comprar e vender casas, sem receios", disse Rajoy.

Agência de Notícias 

Comentários