Dia Mundial Sem Tabaco lembrado no Barreiro


Cigarro matou 6 milhões no ano passado em todo o mundo

A luta contra o tabagismo é considerada uma prioridade da Saúde Pública no mundo. Cerca de 1,3 bilião de pessoas faz uso do tabaco, a maior parte sob a forma de cigarros. Todas as formas de tabaco são aditivas e, quer o consumo quer a exposição ao fumo do tabaco, são letais.

Hospital do Barreiro lembra que o cigarro é letal...

Em 2000, o tabaco foi responsável por cerca de 15 por cento da mortalidade na Europa e em Portugal morreram 8100 pessoas. No ano passado, o cigarro matou cerca de 6 milhões de pessoas em todo o mundo, dos quais 600 mil eram fumadores passivos.
Atualmente, o número de óbitos pelo tabagismo é maior que a soma de mortes por alcoolismo, SIDA, acidente de viação, homicídio e suicídio; e em 2015 estima-se que irão morrer 6,4 milhões de pessoas por doença associada ao tabaco.
Um fumador que deixe de fumar já diminui o risco de sofrer um ataque cardíaco em 24 horas, melhora o paladar e o olfato em 48 horas, a capacidade pulmonar melhora e a respiração torna-se mais fácil em 72 horas e o risco de doença cardiovascular reduz para metade, do verificado nos fumadores, um ano depois. Para deixar de fumar, os fumadores deverão consultar o seu médico e pedir ajuda.
A exposição realiza-se na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro durante todo o dia de hoje.

Agência de Notícias 

Comentários