Base Aérea do Montijo é a mais indicada para aviação civil



 Especialistas apontam Montijo como melhor solução

A pista da Base Aérea do Montijo é a que reúne melhores condições para a aviação civil, quando comparada com as outras infraestruturas analisadas para o mesmo efeito, segundo vários especialistas, no âmbito de um debate organizado, no dia 16 de maio, pela Distrital de Setúbal do PSD, juntamente com a JSD regional, a Comissão Política de Secção e a estrutura da JSD do Montijo.
Pista do Montijo é a melhor para aviões comerciais 


Segundo João Leal, arquitecto dos quadros da ANA, a pista 01/19 da Base Aérea do Montijo, que fica paralela à Portela, “é a melhor aposta para ser usada pela aviação civil na Região de Lisboa”.
João Leal referiu que é possível manter a aviação militar na pista que já hoje utiliza e usar a outra pista para a aviação civil, sendo necessário proceder a algumas intervenções.
Ao nível dos corredores de aterragem e da descolagem, a pista da Base Aérea do Montijo é a que menos interfere com a Portela, quando comparado com as outras hipóteses em estudo, refere o piloto Rui Cavaco, acrescentando ainda que esta é uma localização com um histórico de ventos fracos.

Aeroporto pode trazer emprego à região
Para Albano Coutinho, controlador de tráfego aéreo, a Base Aérea do Montijo é também aquela que é apontado como a que tem uma área de expansão maior, quando comparada com as infraestruturas de Alverca e Sintra.
Fátima Rodrigues, especialista em gestão aeroportuária, afirma que a implantação de um aeroporto complementar permite atrair o investimento de empresas e de outras entidades, gerando a criação de postos de trabalho.
Pedro do Ó Ramos, presidente da Distrital de Setúbal do PSD e principal defensor desta infraestrutura no Montijo, sublinha que a respectiva Base Aérea tem todas as condições para receber companhias low-cost, esperando que o Grupo de Trabalho que está a estudar todo este processo reconheça isso mesmo.
“É preciso serem encontradas soluções para que seja competitivo e atractivo para as companhias low-cost a sua deslocalização para o novo aeroporto”, realça.
O dirigente social-democrata lamentou ainda que nem todos defendam a vinda de um aeroporto complementar para o Montijo, sendo este um projecto que vai trazer investimento, desenvolvimento e a criação de emprego para a região.

Agência de Notícias 

Comentários