Aulas de vela entre os barcos do Tejo


Clube Náutico de Almada reafirma segurança total

Os alunos do Clube Náutico de Almada (CNA) vão ter aulas de vela e canoagem perto das carreiras fluviais da Transtejo. Hoje são inauguradas as novas instalações do CNA, no Terminal de Cacilhas 2 (desactivado há 11 anos), mas a mudança – antes as aulas eram ministradas na zona de Olho de Boi, entre Cacilhas e a Ponte 25 de Abril – não agrada a todos.  Um oficial da Transtejo diz que os treinos colocam em risco a segurança dos alunos e o funcionamento dos barcos. A direcção do CNA diz que “não há perigo algum”.

Aulas podem meter em risco circulação de barcos no Tejo

António Ferreira, oficial da Marinha e quadro da Transtejo, alerta que as manobras das embarcações do CNA podem prejudicar o tráfego dos ferries e cacilheiros. "Os treinos serão no meio da frota da Transtejo, à boca da Doca 13, que serve de parqueamento de 24 navios da Transtejo.
A passagem dos barcos do clube náutico para o Mar de Palha, zona de treino, é arriscada e interfere com as passagens de catamarãs da Transtejo e Soflusa que ligam o Barreiro, Seixal e Montijo a Lisboa. Os miúdos vão aprender vela numa zona de grande densidade de navegação", avisa.

CNA desvaloriza
O Clube Náutico de Almada considera que se trata de uma interpretação errada, que não corresponde à verdade. "O rio Tejo não é da Transtejo, é de todos, e aplica-se a regra da prioridade. As aulas de vela são aos fins-de-semana e o movimento de navios é muito reduzido. Não há perigo. Nenhum miúdo vai para o mar sem um barco de apoio, e os catamarãs passam muito longe de nós", explica Rui Ferreira, presidente do CNA.
Já a Transtejo esclarece que "não haverá interferência dos barcos do clube náutico no normal funcionamento das carreiras. Os canais do Montijo, Barreiro e Seixal distam mais de mil metros". A empresa frisa que as entradas e saídas da Doca 13 são esporádicas.
A Administração do Porto de Lisboa ainda não falou do assunto.


Clube Náutico de Almada inaugura novas instalações em Cacilhas

Nova sede do CNA é inaugurada hoje

As instalações incluem salas para formação e de reuniões, uma secretaria, um espaço de convívio com vista panorâmica, uma cafetaria e balneários femininos e masculinos.
O edifício foi limpo e pintado, os portões, portas e pavimento foram reparados e foi construída uma vedação. Foi também instalada uma grua de 1,5 toneladas e está prevista a colocação de pontões flutuantes.
O projecto das novas instalações do CNA integra o Programa de Acção «Revitalização de Almada Velha – Ginjal: Cultura, Lazer, Turismo», liderada pelo município, e do qual o CNA é parceiro, e é financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa. 
O financiamento obtido no âmbito deste programa, em conjunto com o apoio financeiro da autarquia de Almada e os capitais próprios do clube, permitiu a requalificação do edifício.
O investimento ascende a 478 mil euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 310.700 euros.
Com as novas instalações, o CNA vai reiniciar a sua actividade com a vela de competição e laser. Em Setembro terão início os cursos da escola de vela para crianças, jovens e adultos e, ainda este ano, deve ficar concluído o processo de credenciação da Escola de Navegadores de Recreio, o que vai permitir ministrar os cursos para obtenção da Carta de Marinheiro, Patrão Local e Patrão de Costa
Fundado em 9 de Abril de 1975, o CNA é uma associação de carácter desportivo, cultural e recreativa sem fins lucrativos, que tem por objecto o desenvolvimento das actividades náuticas. 
Em 2000, a Câmara de Almada atribuiu ao clube a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo do Concelho.
Para mais informações sobre o Clube Náutico de Almada consulte www.cnalmada.com


Agência de Notícias 

Comentários