Há 1023 idosos a viverem sozinhos no distrito


Setúbal, Alcochete e Grândola comandam lista da solidão


O Comando Territorial de Setúbal da GNR desencadeou uma operação de recolha de dados, no âmbito da “Operação Censos Sénior 2012”, vocacionada para os idosos que vivem sozinhos ou isolados existentes no distrito. Ana Clara Birrento, Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, quer mais respostas para carências dos mais idosos. 


Cidade de Setúbal tem 240 idosos a viver sozinhos 


O Comando Territorial de Setúbal, da Guarda Nacional Republicana, realizou entre 15 de janeiro e 29 de fevereiro, uma operação de recolha de dados, no âmbito da “Operação Censos Sénior2012”, tendo como alvo os idosos que vivem sozinhos e/ou isolados existentes na sua área de responsabilidade, no distrito de Setúbal.
Os concelhos do distrito com mais registos de idosos sozinhos ou isolados foram Setúbal com 240 registos, Alcochete com 156 registos e Grândola com 149 registos.
Nesta operação, o Comando Territorial de Setúbal procedeu ao registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, e sinalizou aqueles que se encontram em risco.
Nesta ação foram encontrados 1023 idosos a residir sozinhos e/ou isolados. Destes, a maioria reside sozinha, nomeadamente 412 idosos, que representam 40.27 por cento dos idosos registados.
A GNR encontrou ainda 218 idosos a residir em locais isolados, representando 21.31por cento dos idosos registados.
Os casos mais graves, em que os idosos residem sozinhos e isolados foram registados 98, o equivalente a 58 por cento dos casos registados.
Os militares da GNR através de uma “ficha de registo” recolheram dados, para efeitos de avaliação do risco e recolha de informação sobre o idoso, nomeadamente as coordenadas GPS da sua residência; Se tem telefone? Se vive sozinho? Se vive isolado? Se tem família? Qual o tipo de alojamento; Qual o estado de saúde e nível de autonomia; Se tem médico de família? Se recebe apoio e qual a regularidade desse apoio.
Este trabalho revestiu-se de grande importância já que têm sido encontradas mortas várias pessoas idosas nas suas residências. Com a deteção destes casos é possível às entidades competentes atuarem e combaterem o isolamento dos mais velhos.

Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal quer mais respostas para carências 

Ana Clara Birrento, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, numa entrevista recente mostrou-se muito preocupada com a situação dos idosos no distrito. A responsável do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal afirma que as respostas para os idosos são uma das áreas em que encontrou mais carências e considera que “poderia haver mais instituições e valências para d
ar respostas nesta área”. Disse ainda Ana Clara Birrento que no distrito “cerca de 60 por cento dos idosos com mais 65 anos vivem isolados”. 
Os números do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal são, no entanto, diferentes dos números da GNR. Diz a responsável distrital que o Barreiro está no topo da lista com 65 por cento dos idosos a viverem sozinhos, seguido de Palmela com 57 por cento. A média global do distrito é de 60 por cento.

Agência de Notícias 

Comentários