Obras recuperam bloco na Bela Vista

Setúbal melhora Bela Vista

Um conjunto de obras de reabilitação no bloco E1A do Bairro da Bela Vista, em Setúbal, ação liderada pela Câmara de Setúbal e que incluiu trabalhos de consolidação estrutural em edifícios de habitação, é inaugurado no dia 12 de março.

Autarquia está a melhorar o bloco mais habitado do bairro


A cerimónia de inauguração das intervenções efetuadas nos edifícios deste bloco, confinado entre as avenidas da Bela Vista e Francisco Fernandes e a Rua do Moinho, conta com a presença da presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira.
O evento, a realizar a partir das 15h00, pretende promover a sensibilização dos moradores para a participação na conservação e manutenção destes espaços, contando com momentos de animação por artistas da Bela Vista.
O bloco E1A, construído e habitado há mais de 25 anos, inclui inquilinos da Câmara Municipal e proprietários privados. As obras neste imóvel, executadas no âmbito do Programa PROHABITA, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), representam um investimento global de 362 mil e 93,36 euros.
O valor das obras relativas à parte dos inquilinos foi financiado, em partes iguais, pela Autarquia e pelo IHRU, enquanto os trabalhos realizados em habitações de propriedade privada não obtiveram qualquer financiamento da Administração Central, tendo a Câmara Municipal de Setúbal assumido a totalidade dos custos.

Bloco com maior número de inquilinos  

A escolha do E1A para início das obras de regeneração urbana do edificado do denominado “Bairro Amarelo” da Bela Vista resulta do facto de este ser o bloco com o maior número de inquilinos (30) face a proprietários (14), o que permitiu à Autarquia obter um financiamento mais significativo do IHRU.
A melhoria funcional e do desempenho do bloco E1A e a recondução aos usos licenciados de espaços privados (fogos) e coletivos (circulações e espaços comuns) foram prioridades desta operação urbanística.
As intervenções, realizadas em pouco mais de seis meses, incluíram a reposição da integridade física de elementos da construção dos edifícios sujeitos a uso indevido, desgaste pela utilização, obsolescência e degradação patológica.
A impermeabilização dos telhados e a colocação de novas coberturas, que permitiram melhorar as condições acústicas e térmicas das habitações, foram ações executadas nesta intervenção.
Os trabalhos contemplaram ainda a requalificação das áreas comuns do bloco E1A, como escadas de acesso aos pisos e galerias de distribuição e de acesso aos fogos, e a instalação de novos gradeamentos e portões.
A colocação de novos estendais, agora todos uniformizados, a reparação das caixas de correio e intervenções ao nível das infraestruturas elétricas comuns foram outras ações realizadas.

Câmara quer envolver pessoas na requalificação do bairro

Obras de melhoramento custam mais de 362 mil euros 

No âmbito desta empreitada, o sistema de condução e recolha de resíduos sólidos – condutas com bocas de receção em cada piso e compartimento para contentor no piso térreo do nó de escadas –, atualmente inativo por falta de uso, foi eliminado.
No exterior, as obras permitiram recuperar e remodelar a totalidade do pátio interior do bloco E1A, com a colocação de novos pavimentos, a instalação de mobiliário urbano, o reforço da iluminação pública e a plantação de árvores.
As obras de reabilitação urbana deste bloco são complementadas pelo Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, que apela ao envolvimento das pessoas na manutenção e conservação das suas habitações e espaços comuns dos prédios.
Esta ação estratégica da Câmara Municipal de Setúbal promove também a participação das pessoas nas decisões que a elas e à comunidade dizem respeito e fomenta a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo dos moradores.
O Bairro da Bela Vista, construído na década de 70, é constituído por 45 edifícios (19 pátios) com um total de 840 fogos. Destes, 454 são habitados por inquilinos da Câmara Municipal de Setúbal, enquanto 386 (46 por cento) já pertencem a proprietários privados.


Agência de Notícias 

Comentários