Maquinistas voltam à greve

Maquinistas da CP em greve na terça-feira de Carnaval

Depois da época de Natal [onde houve greve na véspera e dia de Natal] e do Ano Novo, os maquinistas da CP cumprem mais um dia de paralisação na terça-feira de Carnaval no âmbito da greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados, por o acordo de empresa considerar o dia como feriado.

Destino dos comboios é a greve no dia de  Carnaval 


“Há greve de maquinistas na terça-feira de Carnaval”, porque “no acordo de empresa o dia de Carnaval (dia 21 deste mês) é considerado feriado”, disse a porta-voz da CP, Ana Portela.
A responsável adiantou que “os serviços mínimos já estão determinados desde antes da última greve”, no dia 2 deste mês, pelo que na terça-feira de Carnaval “vão circular os comboios que foram definidos” pelo Conselho Económico e Social (CES).
O acórdão do CES indica que “serão realizados 15 por cento dos comboios regionais e de longo curso”.
A greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados foi decretada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) no início de janeiro e prolonga-se até final deste mês.
O SMAQ, que já tinha cumprido vários dias de greve com a duração de 24 horas no período do Natal e Ano Novo, contesta os processos disciplinares alegadamente ilegais interpostos pela CP pelo incumprimento de serviços mínimos em paralisações anteriores.

Agência de Notícias 

Comentários