Carnaval de Setúbal - Reportagem

Um Carnaval cheio de 'estrumpfes' e outras ‘troikas’

Os “Smurfs e Smurfinas”, da associação ACTAS, venceram o concurso de foliões do Carnaval de Setúbal 2012, com desfiles realizados no domingo e terça-feira, na Avenida Luísa Todi, aos quais assistiram cerca de 40 mil pessoas.

Praiense ganha prémio do Carnaval de Setúbal 

Num percurso entre o Largo José Afonso e o antigo Quartel de Infantaria 11, a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense foi a primeira a entrar no desfile, organizado numa parceria da ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal com a Câmara de Setúbal, juntas de freguesia e movimento associativo do Concelho.
Cavalos-marinhos, conchas, estrelas-do-mar e figuras mitológicas integraram o desfile do União Praiense, com cerca de 70 foliões, que, com o tema “Mitologia dos Mares”, tingiu a avenida de azul.
Seguiram-se os perto de 30 foliões do Grupo Desportivo Fonte Nova, que apresentou a “Padaria da Crise”, onde “profissionais” da panificação, empunhando rolos de massa, deixaram críticas sociais e políticas.
Pelo meio foi recordado o saudoso “Ervilha”, vendedor de gelados e castanhas assadas. “Já sabem que eu estou aqui”, apregoava.
Ao som dos ritmos carnavalescos, pescadores, vendedores de peixe e homens do mar da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada mostraram “As sardinhas entre nós”, uma das sete maravilhas gastronómicas de Portugal.
Diretamente da rede de pesca para o assador, um fogareiro também integrou o figurino deste grupo, com três dezenas de foliões, que desfilou e brincou ao Carnaval saboreando a típica sardinha setubalense no pão.
Já o Clube Desportivo e Recreativo “Águias de S. Gabriel” fez da austeridade paródia. Com “Troikas & Troikinhos”, a meia centena de foliões assombrou o muito público concentrado nas laterais da Avenida Luísa Todi com os fantasmas do FMI, da Troika e do BCE.
Houve euros à solta na Avenida 

Igualmente inspirados na crise económica e financeira, os 40 foliões da União Desportiva e Recreativa das Pontes desfilaram sob o tema “Troika”, ao som de um remistura do êxito de Michel Teló – “Troika, Troika, assim você me mata, ai sou eu que pago, ai ai, eu é que pago!” –, apresentando várias profissões de licenciados desempregados.
Sem sátiras no desfile, a Academia Cultural Teatro e Artes de Setúbal apresentou “Smurfs e Smurfinas”, alegres figuras de animação dos anos 80, espalhando alegria e fazendo as delícias do público mais jovem.
Os cortejos carnavalescos contaram ainda com a participação especial do Clube de Motards de Setúbal, que desfilou com duas dezenas de índios e um grupo de palhaços. 
A fechar o cortejo, rei e rainha do Carnaval de Setúbal 2012, Tiago Mestre e Joana Batista, acenavam ao público que assistia ao desfile ao longo de todo o percurso.



Folia dos 'estrumpfes' premiada

Apenas um ponto separou o vencedor do segundo lugar, partilhado pela União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, com o corso “Mitologia dos Mares”, e o Clube Desportivo e Recreativo “Águias de S. Gabriel”, que desfilou “Troikas & Troikinhos”.
Carnaval volta à Avenida no verão

Os prémios foram entregues no final do desfile de terça-feira, no Auditório José Afonso, numa cerimónia com a presença dos vereadores André Martins e Manuel Pisco, dos presidentes das juntas de freguesia da Anunciada, José Manuel Silva, e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio, e do presidente da associação ACOES, Bruno Frazão.
Para o verão, à imagem do que aconteceu na edição de 2011, está reservada para meados de julho uma versão ainda mais quente das festividades, com corsos noturnos na Avenida Luísa Todi, com vários carros alegóricos.


Paulo Jorge Oliveira
Fotografia: Margarida Ramos 

Comentários