Câmara aprovou adesão

Setúbal adere à “Mayors for Peace”

A adesão de Setúbal à “Mayors for Peace”, organização não-governamental de âmbito mundial, foi aprovada ontem, em reunião pública, pela Câmara de Setúbal. A instituição, com mais de cinco mil cidades de 153 países já associadas – 34 são portuguesas –, tem como objetivo, indica a proposta, “sensibilizar a opinião pública internacional para a necessidade de abolir as armas nucleares e contribuir para a paz mundial genuína e duradoura”.

Setúbal nomeada para cidade da paz

A “Mayors for Peace” presta “assistência a refugiados, promove os direitos humanos e procura eliminar a fome e a pobreza bem como outros problemas que ameaçam a convivência pacífica dos seres humanos”, sublinha o documento.
O desenvolvimento de programas educacionais e cursos informativos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki nos estabelecimentos de ensino é uma das prioridades do plano de ação do “Mayors for Peace”, que visa, também, alargar um quadro de intervenção para proteger crianças vítimas da guerra.
A instituição visa ainda promover a solidariedade entre as cidades com vista à troca e partilha de experiências, fomentar uma melhor relação entre crianças e os meios de comunicação eletrónicos e dinamizar o apoio mecenático.
A participação nesta organização, esclarece o documento aprovado, “não implica o pagamento de qualquer quota ou outra obrigação financeira”. O convite para adesão foi feito pelo presidente da Câmara de Nagasaki, através da Embaixada de Portugal em Tóquio.
A “Mayors for Peace”, cujas ações desenvolvidas têm a génese em Hiroshima e Nagasaki, em 1982, está registada como uma organização não-governamental das Nações Unidas, no âmbito do Conselho Económico e Social da ONU, desde 1991.

Agência de Notícias

Comentários