Universidade da Terceira Idade leva Janeiras ao Barreiro

“Vimos Cantar as Janeiras...”

O CorUTIB – Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro cantou as Janeiras na manhã de terça-feira, 10 de Janeiro, nos Paços do Concelho do Barreiro. Apesar de, na cidade as Janeiras, não terem a tradição de outros concelhos vizinhos, ainda há quem não esqueça de cantar “Vimos Cantar as Janeiras. Não Vimos Pedir Dinheiro/Mas Se Nos der Tanto Faz”.

Autarcas do Barreiro receberam cantigas de bom ano 


A receber as dezenas de alunos da UTIB estiveram o Presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, a Vice-Presidente Sofia Martins, os vereadores Regina Janeiro, Rui Lopo e Carlos Moreira, trabalhadores da Autarquia, Munícipes que se encontravam no edifício e, certamente, população que, no exterior, ouviu o animado som e acorreu ao átrio da Câmara.
E dizia assim a cantiga de ano novo: Vimos Cantar as Janeiras/Para todo este Povo/Desejando Boas Festas/E Um Feliz Ano Novo/Desejando Boas Festas/E Um Feliz Ano Novo. Não Vimos Pedir Dinheiro/Mas Se Nos der Tanto Faz/Aquilo Que Desejamos/É Amor Saúde e Paz/ Aquilo Que Desejamos/É Amor Saúde e Paz”.
Ao ritmo do acordeão da Maestrina Olga Panchenko os alunos e alunas cantaram vários temas, entre eles, “щедрик” (“Shedrique”), música oriunda da Ucrânia natal da Maestrina, e o tradicional “Vamos Cantar As Janeiras/Por Esses Quintais Adentro Vamos/Às Raparigas Solteiras (…)”.
Remetendo para a letra das músicas, o Presidente defendeu ser fundamental lembrar de “caminhos novos” e “procurar construir este Barreiro de amor, saúde e desenvolvimento”. Apesar da fase difícil que se atravessa, ameaçando a “esperança”, “combatividade não nos falta”, disse o presidente da autarquia.
Na Noite de Reis, foi a vez de um grupo de Paroquianos da Igreja do Lavradio, acompanhado pelo Padre José Manuel Andrade, cantar as Janeiras para o Executivo nos Paços do Concelho.

Agência de Notícias 

Comentários