Transportes: TCB obrigado a mexer nos tarifários

TCB pode aumentar os passes dos estudantes para... o dobro

A incerteza relativamente a 2012, a hipótese do fim dos passes 4_18 e Sub 23, a obrigatoriedade de apresentar lucro nas contas do final do ano, restrições financeiras, aumento de tarifas e otimização do serviço, foram algumas das muitas questões abordadas pelo Vereador da Câmara do Barreiro, responsável pelo Planeamento e Gestão Urbana, Rui Lopo, num encontro com estudantes, utentes/potenciais utentes dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), realizado na tarde de quarta-feira.


Estudantes ficaram a saber que transportadora aumentará passes 

Os alunos das escolas do Concelho são um dos públicos-alvo dos TCB. Sem estes o serviço, disse o Vereador responsável pelos transportes a dada altura da sessão – na qual marcaram, ainda, presença o Presidente da autarquia, Carlos Humberto de Carvalho, e a Vereadora com as áreas da Juventude, Desporto, Cultura e Associativismo, Intervenção Social e Educação, Bibliotecas e Arquivo, Regina Janeiro – “não faz sentido”.
O balanço da iniciativa, disse Rui Lopo, terminado encontro, “é positivo”. Porque se trata de “uma abordagem mais localizada” de utentes com “necessidades próprias”.
“São estudantes. Têm uma mobilidade, diria, mais avançada. (…) Fazem uma utilização muito vasta dos nossos títulos de transporte e da nossa oferta”, salientou, reconhecendo: “Têm aqui sensibilidades muito importantes que queremos acautelar, perceber, ouvir”.
Para o responsável pelos transportes, na cidade do Barreiro, a realização do encontro permitiu dotar os estudantes, “enquanto utentes, de um conjunto de variáveis para uma reflexão construtiva à volta das dificuldades que temos nos Transportes Coletivos do Barreiro – quer aquelas (…) do ponto de vista financeiro e do ponto de vista da operação, quer, numa perspetiva mais lata, de dificuldades económico-financeiras do sistema de transportes metropolitano e das ofertas”.

Estudantes passam a pagar o dobro


Ainda sobre os passes TCB 4_18@ESCOLA.TP e TCB SUB23@SUPERIOR.TP, Rui Lopo explicou que circulam informações que “haverá intenções por parte da Administração Central (…) de cancelar a atribuição desses títulos”. “Os estudantes que hoje, usando esses títulos, pagam significativamente menos pelos seus passes, passarão a pagar o dobro daquilo que é o custo que esses passes têm hoje [14,80€]”, esclareceu.
Nesta altura, além destes dois passes ameaçados, dirigidos a este “público”, os TCB dispõem do denominado TCB Jovem” (+INFO: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/tcbs), opção que, assegurou o Vereador, continuará a existir.
“Em termos de transportes, as dificuldades são crónicas enquanto área de atividade económica”, afirmou, logo no início da sessão, Rui Lopo. “Sabe-se que o setor dos transportes dificilmente gera lucro”, concretizou. No caso dos TCB, as fontes de receita são a venda dos bilhetes dos passageiros e o apoio Câmara local.


TCB terá, obrigatoriamente, de gerar lucro este ano
TCB terão de pagar 10% da sua divida este ano


“É possível que durante ano de 2012 isto [a conjuntura] se agudize”. Possa, avançou, não haver dinheiro, até, para gasóleo. “Como é que gente faz?”. Este, disse, “é o primeiro grande desafio” pela frente. Porque, explicou a “indefinição é muito grande”.
Durante o ano este ano há um desafio “colossal”: “Temos de apresentar lucro”. Ou seja, no final do ano tem de se pagar 10 por cento da dívida que transitou do ano anterior. “Desafio enorme como já perceberam”, disse o responsável pela pasta dos transportes.
A iminência da redefinição dos transportes na Área Metropolitana de Lisboa será, na sua opinião, “talvez, a maior ameaça de todas”. Pode “gerar dinâmicas de afastamento das pessoas dos transportes coletivos”.
Por outro lado, diz Rui Lopo, “optimizar o mais possível a nossa rede” tem sido a missão para fazer face às dificuldades. O “grosso” recaiu nos horários.
Os dois aumentos consecutivos em 15 dias do preço de combustível, neste início de ano, não tendo sido tomadas medidas atempadamente, significariam, no final do ano mais 200/250 mil euros de despesa, disse.
Num cenário em que é expetável que sejam decididos novos aumentos, Rui Lopo sublinhou a necessidade do aumento da competitividade dos transportes públicos face ao individual. Entre transportadoras, salientou, não competir mas coopetir.
A próxima reunião, desta feita com utilizadores do passe +80, está agendada para amanhã, terça-feira, 17 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, pelas 15h00.

Agência de Notícias 

Comentários