Sesimbra quer preparar jovens para a vida política e social

Eleito por um dia... regressa à Assembleia Municipal de Sesimbra

Todos os estudantes das escolas do concelho de Sesimbra podem concorrer ao projeto da Assembleia Municipal para que, durante um dia – 19 de maio – os jovens estudantes ocupem o lugar dos eleitos e deliberem. Este ano o tema é “o Papel dos Jovens na Comunidade. Que Dinâmicas? Que futuro?”. Para a presidente da Assembleia Municipal, “é importante, não só para promover junto dos jovens um maior conhecimento da realidade do concelho e participação ativa na sociedade”.

Jovens vão "governar" Sesimbra por um dia


A iniciativa Eleito Por Um Dia, que permite aos jovens acompanharem de perto o trabalho dos autarcas, marca a abertura da 9.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens no concelho de Sesimbra.
“O entusiasmo manifestado pelos alunos no ano passado e as experiências que lhes foram proporcionadas pesou na nossa decisão em manter esta actividade”, destaca Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, dinamizadora da Assembleia Municipal de jovens.
Um projeto que segundo a autarca “é importante, não só para promover junto dos jovens um maior conhecimento da realidade do concelho e participação ativa na sociedade, mas também para os ajudar a aprofundar o espírito de cidadania, sentido crítico e formação, preparando-os para lidarem com os desafios e oportunidades que o mundo lhes reserva”.
Este ano, a Assembleia Jovem tem como tema “o Papel dos Jovens na Comunidade. Que Dinâmicas? Que futuro?”, e vai contar com a participação da Escola Básica de Sesimbra Navegador Rodrigues Soromenho, Escola Básica 2,3 de Santana, Escola Secundária de Sampaio, Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Escola Básica 2,3/S da Quinta do Conde Michel Giacometti e Escola Básica Integrada da Boa Água.
Os alunos e as escolas terão assim o desafio de apresentar propostas centradas nesta temática, que reflitam as suas opiniões e sugestões sobre aquilo que consideram importante para o bem-estar da comunidade.

As cores da cidadania
A promoção de trabalhos originais na área da cidadania é objetivo 

As propostas são depois apresentadas pelas escolas e deliberadas pelos alunos na reunião da Assembleia Municipal de Jovens, agendada para 19 de maio, antes de serem enviadas, quer para a presidente da Assembleia Municipal para as levar a uma sessão plenária deste órgão, quer para conhecimento do presidente da Câmara Municipal.
Outro dos projetos incluídos na Assembleia Municipal de Jovens é o concurso “As Cores da Cidadania“, destinado aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Sesimbra.
O concurso, que vai já na 5.ª edição, tem como objetivo promover a realização de trabalhos originais, individual ou em grupo, nas áreas da poesia e desenho, e despertar nos jovens o gosto para as artes e o sentido crítico sobre a vivência em sociedade.
Os trabalhos devem ser entregues pela escola de cada participante, até às 17 horas do dia 13 de abril, nas instalações da Assembleia Municipal, no Auditório Conde de Ferreira, e vão integrar uma exposição que vai estar patente neste espaço, durante a realização da Assembleia Municipal da Juventude.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários