Saúde: PCP preocupado com futuro de unidade hospitalar de Montijo

Comunistas querem saber futuro de Hospital do Montijo

“Importa que o Governo esclareça sobre o que pretende para o hospital do Montijo”. É esta a principal mensagem dos comunistas ao Governo. Há quem aponte o encerramento total do hospital, por uma questão de custos, mas até agora ninguém sabe muito bem o que está a ser feito. Os deputados do PCP interpelaram o Governo e, espera agora, uma resposta do Ministério da Saúde chefiado por Paulo Macedo.
Hospital de Montijo corre risco de ser encerrado 


Do acordo assinado em fevereiro de 2007 entre o Governo e a Câmara do Montijo, estava previsto o reforço das valências e da capacidade de resposta do Hospital do Montijo, contudo, diz o PCP, “até hoje muito pouco foi concretizado. Mas ao invés de melhorar o hospital, retiraram-lhe valências, como foi exemplo o encerramento do serviço de observação das urgências hospitalares”.
A criação do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, que inclui o hospital do Barreiro e o hospital do Montijo, introduziu uma lógica de centralização de serviços, obrigando os utentes a deslocarem-se ao hospital do Barreiro, quando, dizem os comunistas, “a rede de transportes públicos não é eficiente e os preços são cada vez mais elevados, criando sérios obstáculos à população do Montijo, para acederem a cuidados de saúde mais diferenciados”.
Entretanto, as preocupações quanto ao futuro do hospital do Montijo avolumaram-se, motivadas pelas diversas referências públicas à possibilidade de encerramento do hospital do Montijo, segundo consta, proposto pelo grupo de trabalho para a reformulação da rede hospitalar. O Ministério da Saúde condicionou à partida os resultados do estudo a elaborar por este grupo de trabalho, referindo que há necessidade de concentrar serviços e reduzir despesas.
De acordo com o PCP, “o eventual encerramento do hospital do Montijo prejudicará não só a população do Montijo, mas também a de Alcochete. Mais uma vez, o Governo coloca em causa o direito dos portugueses à saúde, universal e geral, independentemente das condições sócio-económicas”.
Os comunistas acusam o Governo de na área da Saúde “aprofunda a política de ataque ao Serviço Nacional de Saúde, através do desinvestimento, do encerramento de serviços e de valências, priorizando sempre os critérios economicistas em detrimento da garantia e da qualidade da prestação de cuidados de saúde aos utentes”.

Deputados questionam Ministério da Saúde

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias interrogaram o Governo para saber qual o futuro previsto para o hospital do Montijo e quais as valências que passará a ter.
Os deputados do PCP quiseram também saber se o Governo pretende cumprir o acordo estabelecido em 2007 ou se tenciona encerrar o hospital do Montijo e com que motivos.
Perguntaram ainda se está previsto o encerramento do hospital do Montijo, para o tornar unicamente numa unidade de cuidados continuados e, caso o hospital encerre, de que forma vai o Governo garantir às populações do Montijo e de Alcochete os cuidados de saúde de que necessitam.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários