Reportagem de Sábado à Tarde: O preço do transporte público

Os novos preços dos transportes


Os aumentos foram publicados nesta sexta-feira em Diário da República. A partir de quarta-feira, 1 de fevereiro, o transporte público encarece em média 5 por cento nos passes e bilhetes. Nos privados o aumento ronda os 4 por cento. Mas há outras alterações. Confira as principais mudanças nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e no distrito de Setúbal.

Preços sobem em média 5 por cento 

A partir do próximo dia 1 de Fevereiro, os preços nos transportes públicos vai passar a ser em média cinco por cento mais caro nos passes e bilhetes, enquanto nos privados esse aumento é cerca de quatro por cento.
Até junho o desconto nos passes escolares será reduzido de 50 para 25 por cento. Depois dessa data o desconto passa a depender dos rendimentos da família. 
Será ainda criada um passe com desconto de 25 por cento para reformados, pensionistas e crianças que viajem nos transportes públicos fora das horas de ponta, diz o Governo.
Famílias com rendimentos até 1258 euros, que tenham dois sujeitos passivos e dois dependentes, com descontos progressivos consoante o rendimento poderão usufruir do Passe Social+.

Em Lisboa...

Na cidade de Lisboa, será criado o novo título Navegante, disponível por 35 euros. A modalidade que permite associar os passes Carris e Metro de Lisboa rede à CP Lisboa custará 40 euros. Os utilizadores que troquem as assinaturas atuais pelo Navegante beneficiam de um desconto mensal de três euros, até ao final do ano.
Vão também ser criados passes Navegante combinados com a Transtejo/Soflusa. O passe normal Carris urbano a 30 dias sobe para 29 euros e o passe Carris rede 30 dias passa a custar 35 euros. O preço dos bilhetes a bordo mantém-se nos autocarros e nos elétricos. 
O passe mensal do Metro aumenta para 29 euros, enquanto o que engloba toda a rede do Metro sobe para 35 euros.
O preço de cada viagem individual no Metropolitano de Lisboa vai custar 1,25 euros, valor que desce para 1,15 euros para quem carregar o cartão Viva Viagem com a modalidade ´zapping´.
Na rede urbana da CP Lisboa, os aumentos vão dos dois aos 5,9 por cento.

No distrito de Setúbal 
Passe da  Fertagus custará mais 6 euros por mês


Na região de Setúbal, o preço do Metro Sul do Tejo [nos concelhos de Almada e Seixal] não irão sofrer alterações; ou seja o passe mensal custará 16,75 euros. O mesmo se passará na Atlantic Ferries, empresa que faz as viagens entre Setúbal e Tróia. Um passe mensal custa 60 euros.
Na Fertagus, o comboio da ponte, o aumento será de cinco por cento. Um passe entre Setúbal e a capital passa a custar 125,27 euros [custava 119,30] mais quase seis euros mensais.  
Os Transportes Sul do Tejo – que em março de 2011 subiu os preços mais do que o permitido por lei – tem uma nota no seu site de que “o valor dos títulos de transporte, atualmente disponíveis no nosso site, já se encontra de acordo com o aumento tarifário de 1 de fevereiro de 2012”. No entanto, não se sabe o aumento exato já que a empresa também não o diz. Sabe-se apenas que o passe mensal das urbanas de Setúbal sobe 1,13 euros e fixa-se nos 23,68 euros.
Também ainda não se sabe qual será o aumento real nos Transportes Coletivos do Barreiro, que servem os concelhos do Barreiro e Moita.

No Porto

Na região do Porto, não serão aceites novas adesões às assinaturas monomodais da STCP. Para quem já a tem, o preço sobe para os 29 euros na STCP Porto (A) normal. 
No caso do Andante Z3 normal, este vê o preço baixar 50 cêntimos, para os 36 euros. 
Até 31 de dezembro, os assinantes de títulos mensais da STCP que migrem para o Andante nas modalidades de 6 ou mais zonas e 10 ou mais zonas, beneficia de uma bonificação correspondente ao preço diferencial de uma e duas zonas, respetivamente.


A nível nacional

Nos passes escolares 4_18 (para estudantes entre os 4 e os 18 anos) e sub-23 (para estudantes do ensino superior até 23 anos), diminui o desconto de 50 por cento para 25 por cento, mas só até junho. Depois o desconto dependerá dos rendimentos da família. Os estudantes que beneficiem do escalão A do apoio social escolar continuam a ter um desconto de 50 por cento sobre o preço total.
Além disso, o Governo vai criar um passe com desconto de 25 por cento exclusivo para reformados, pensionistas e crianças que viajem nos transportes públicos fora das horas de ponta. Esta bonificação não depende dos rendimentos e pode ser acumulada com outros benefícios. Os reformados que recebam o rendimento social de inserção e o complemento solidário para idosos mantêm um desconto de 50 por cento
O Passe Social+ é alargado a famílias com rendimentos até 1258 euros, que tenham dois sujeitos passivos e dois dependentes (idosos ou jovens), com descontos progressivos consoante o rendimento. 



Paulo Jorge Oliveira 

Comentários