Opções Participadas do Concelho do Barreiro esteve na Freguesia de Coina

Executivo foi a Coina discutir com a população

A sessão de Opções Participadas com a população da Freguesia de Coina realizou-se na noite de sexta-feira, 27 de janeiro, nas instalações do Grupo Desportivo Estrelas Areenses. Na sessão, moderada pelo Presidente da Junta de Coina, Juvenal Silvestre, marcaram presença o Presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, a Vice-Presidente, responsável pelas Obras Municipais, Águas e Resíduos, e Jardins e Espaços Verdes, Sofia Martins, e os vereadores Regina Janeiro, Rui Lopo e Carlos Moreira.

Moradores ouviram propostas do executivo para a sua freguesia 


Acessibilidades, transportes públicos, segurança e otimização de recursos foram assuntos abordados neste encontro que mobilizou cerca de quatro dezenas de pessoas.
Coina está nesta altura a beneficiar de uma intervenção de vulto em matéria de acessibilidades. Em várias zonas da Freguesia são visíveis os trabalhos da CRIPS – Circular Regional Interna da Península de Setúbal (prolongamento do atual IC – Itinerário Complementar 32), que ligará Coina à Trafaria. Associadas a estes, estão, ainda, previstas as construções de um pontão – que funcionará como um desvio que ligará a Nacional 10-3 à Nacional 10, afastando o tráfego do interior da Freguesia, a renovação do Caminho Municipal 1028 (variante à M 510-1) e a construção de três rotundas.
A circulação naquela Freguesia está, nesta altura, por isso mesmo, condicionada – em alguns pontos interrompida. “Temos que fazer um bocadinho sacrifício”, afirmou o Presidente da Câmara, assegurando que o resultado valerá a pena.

Quinta da Areia mantêm carreira apesar do prejuízo

Às várias questões colocadas sobre os transportes, o Vereador Rui Lopo foi perentório: “Não passa pela cabeça de ninguém tirar uma carreira aqui da Quinta da Areia”. A carreira, admitiu, tem um prejuízo diário de 800 euros mas a ligação, terminada a obra, não está em causa, tendo em conta que a prioridade é “servir as pessoas da melhor maneira”.
Ao nível da otimização da gestão, o Vereador esclareceu, ainda, que os seis cêntimos que o gasóleo já aumentou desde o início do ano, significam no final de 2012 um aumento de despesa de 300 mil euros.
Os trabalhos no âmbito da CRIPS obrigaram a alterações temporárias do serviço dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) na zona. A par destas alterações do trajeto foram colocadas algumas questões no âmbito da segurança de alguns caminhos mais ermos. Da reunião saiu o compromisso de se repensar e reanalisar o percurso alternativo traçado, de modo a poder levar os utentes a pontos mais próximos das suas residências.
O Presidente da Junta explicou alguns pormenores sobre a intervenção na Freguesia e clarificou algumas questões sobre o percurso do autocarro que serve a Quinta da Areia, apelando à compreensão e colaboração. Juvenal Silvestre informou ainda os presentes que a Junta acompanhará o processo de avaliação do trajeto alternativo.

A importância crescente de Coina
Transporte para a Quinta da Areia foi uma das maiores preocupações


O Presidente da Câmara do Barreiro salientou a “importância crescente” de Coina. Sublinhando a sua centralidade na Península de Setúbal, lembrou o interface de meios de transporte ali existente e as acessibilidades.
“Todos nós sentimos o momento que o País está a viver”, disse, no início da sessão Carlos Humberto de Carvalho. O Presidente lembrou os “cortes”, os “aumentos” “em quase tudo” e falou das “dificuldades muitíssimo grandes”.
“A nossa capacidade de resposta é menor do que aquilo que já foi há uns anos atrás”, afirmou, contrapondo: “Diria que há uns meses atrás”.
Com a “consciência que há coisas que vamos deixar de fazer”, Carlos Humberto de Carvalho avançou que o esforço de otimização de serviços passará, por exemplo, pela recolha do lixo aos domingos e feriados, e na segurança.
A revisão do número de freguesias no Concelho foi também abordada na sessão. Das atuais oito está em cima da mesa a possibilidade de redução para quatro.
Os próximos encontros com a população estão agendados para: Palhais, 9 de fevereiro, no Grupo Recreativo e Desportivo de Palhais. Alto do Seixalinho, 17 de fevereiro  no Centro Sócio Cultural (Comissão de Moradores do Bairro 3).

Agência de Notícias 

Comentários