Opções Participadas chega às escolas do Barreiro

Vereadora da Educação visitou Escola de St. António da Charneca

Cerca de 40 alunos de duas turmas do 9º ano da Escola Básica 2+3 com Secundário de Santo António da Charneca tiveram oportunidade, no dia 26 de janeiro, de colocar várias questões à Vereadora da Câmara do Barreiro, responsável pela Educação. Regina Janeiro falou com os alunos das disciplinas de Formação Cívica e Geografia, no âmbito das Opções Participadas nas escolas, sobre vários temas relacionados com o Concelho, com o trabalho da Autarquia e com os problemas que afetam os estudantes da Freguesia de Santo António da Charneca.
Regina Janeiro esteve há conversa com alunos do Barreiro 


“Venho aprender mais do que ensinar”, referiu Regina Janeiro no início do encontro. A Autarca caracterizou o Concelho do Barreiro a nível de localização e número de habitantes e salientou o património “único a nível nacional” ligado à indústria. A “dona” da pasta da educação falou ainda sobre a Real Fábrica de Vidros de Coina, as formas do biscoito (usados na época dos Descobrimentos) feitas nos fornos da Mata Nacional da Machada, a importância do Caminho-de-Ferro e da Companhia União Fabril para o desenvolvimento do Concelho do Barreiro e para a criação de emprego.
Regina Janeiro explicou ainda as competências da autarquia e as áreas que se responsabiliza como Vereadora, destacando as da Juventude e Educação.

Alunos atentos à realidade

Durante mais de uma hora, os alunos transmitiram as suas opiniões sobre diversos temas e questionaram a Autarca sobre assuntos como a inexistência no Barreiro de uma Loja do Cidadão, como são atribuídas as licenças da Câmara para atividades musicais em estabelecimentos comerciais, quais os critérios de atribuição de habitação social e Rendimento Social de Inserção, as dificuldades criadas pelo aumento das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, entre outros assuntos.
Os alunos também demostraram as suas preocupações relativamente ao aumento do preço do Passe 4_18@escola.tp (de acordo com a decisão do Poder Central) e a necessidade de reajustamento de horários dos Transportes Coletivos do Barreiro, (TCB) de modo a melhor servir os alunos da Escola de Santo António.
Regina Janeiro sugeriu que as escolas, aquando da elaboração dos horários, conversem com os TCB no sentido de os ajustar às carreiras, “visto que os autocarros têm de servir milhares de pessoas por dia, de outras escolas, de serviços, dos barcos e empresas”, explicou Regina Janeiro.


Agência de Notícias

Comentários