Em Reportagem: Empresas do Parque da Autoeuropa preparam futuro

Faurecia prescinde de aumentos para afastar ‘lay-off’

O “fantasma” do ‘lay-off’ e dos despedimentos assombra de novo as empresas do parque industrial da Autoeuropa, em Palmela. Apesar da situação estar longe do vermelho, as empresas e os trabalhadores já começaram a tomar medidas.

Fábrica de Palmela prescinde de aumentos para sair do lay-off


Os alertas de redução de produção enviados pela VW Autoeuropa estão a levar os fornecedores de componentes automóveis a tomar medidas. Os trabalhadores da Faurecia acabaram de negociar um acordo com a administração para evitar o ‘lay-off', mas existem outros fornecedores da fábrica de Palmela que já entraram em 2012 com reduções de pessoas e turnos.
"O parque tem de se adaptar de forma diferente este ano. Existem empresas que já o começaram a fazer, nomeadamente a Inapal Plásticos que iniciou o ano com trabalhadores em ‘lay off', ou a Webasto que reduziu dois turnos de laboração para apenas um turno", refere o Diário Económico de hoje.
A Inapal Plásticos, fabricante de módulos de plástico e pintura, arrancou em 2012 com 41 trabalhadores em ‘lay-off' por um período de seis meses. "Existem empresas exportadoras que terão problemas devido à baixa de volumes de produção dos clientes. Por isso, as empresas do parque não conseguirão manter o nível de emprego de 2011, um ano que foi bastante positivo para os fornecedores de componentes automóveis", diz fonte ligada ao parque. 

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários