Desporto: Barreirense marca presença na Taça da Liga de Basquetebol que se disputa este fim de semana

Vendas Novas recebe final da Liga de Basquetebol


Nos próximos dias 21 e 22 de janeiro de 2012, vai ser disputada, em Vendas Novas, a Taça Hugo Santos – Taça da Liga de Basquetebol. No Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, onde se irão realizar os jogos, defrontam-se as equipas do FC Porto, SL Benfica, AD Ovarense e FC Barreirense. Para a Federação Portuguesa de Basquetebol é importante “descentralizar a modalidade” e para a autarquia de Vendas Novas é mais um desafio para tornar a cidade alentejana numa referência no desporto. Certo é que haverá basquetebol de alto nível amanhã e domingo.

Barreirense defronta amanhã o Benfica na 1ª semi-final 

O torneio abre amanhã com um clássico do basquetebol português: Benfica [detentor do troféu] - Barreirense/Cepsa, às 16h. Hora e meia depois sobem ao pavilhão de Vendas Novas o FC Porto Ferpinta para defrontar a Oliverense Doce Vita. A final disputa-se domingo, às 15h30.
A Taça Hugo dos Santos vai para a sua terceira edição e homenageia o General Hugo dos Santos, ex-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e do Comité Nacional do Minibasquete. Na prática esta prova substitui a extinta Taça da Liga e põe frente a frente os quatro primeiros classificados da primeira volta na fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol. O FC Porto triunfou na primeira edição da prova, realizada em Lagoa, e o SL Benfica venceu no ano passado, no Sabugal.
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Mário Saldanha, justificou a escolha da cidade de Vendas Novas para a realização da Taça Hugo dos Santos com base na necessidade de descentralizar a modalidade.“Um dos grandes objetivos da federação passa pela descentralização do basquetebol. É raro organizarmos uma grande competição em Lisboa ou no Porto”, disse Mário Saldanha.
O presidente da FPB assinalou que a descentralização permite também “aliviar o peso da organização» para a federação, “que se debate cada vez mais com escassez de verbas”.
A presença das quatro equipas melhores classificadas na primeira fase do campeonato – Benfica, detentor do troféu, FC Porto, Ovarense e Barreirense – representam para Mário Saldanha a “garantia de basquetebol ao mais alto nível em Vendas Novas”.

Vendas Novas quer ser cidade desporto

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, José Figueira, considerou que a organização da terceira edição da Taça Hugo dos Santos “é extremamente importante para a afirmação de Vendas Novas como uma cidade de desporto”.
Da parceria com a câmara de Vendas Novas resultou já o compromisso de organizar na cidade, em junho, um dos jogos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa feminino.
Esta iniciativa encontra-se inserida no programa de comemorações dos 50 anos de Vendas Novas como concelho, é organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol do Alentejo, com o apoio do município e o patrocínio de um conjunto de entidades públicas e privadas que quiseram associar-se a este evento.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários