Corso do Carnaval de Setúbal mudado para julho

Setúbal muda Carnaval para o verão...

Apesar de o calendário apontar 21 de fevereiro para os festejos de Carnaval, a autarquia de Setúbal quer festejar no verão, como já aconteceu em 2011. Em fevereiro, diz a presidente da Câmara, o tempo está instável, a chuva e o frio espreitam o que, desde logo, atrapalha os festejos. Assim, em fevereiro, só a parte forte do Carnaval será centralizada nas escolas e nas festas populares... sem corso.
Setúbal aposta no Carnaval de verão 


As celebrações do Carnaval em Setúbal vão ter mais impacto no verão devido às chuvas que têm ocorrido na cidade no mês de fevereiro, “causando muitos danos nos carros alegóricos que, no ano passado, nem saíram à rua nesta altura”. Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, afirma que “o desfile do corso carnavalesco no verão traz muitas mais pessoas à rua e os carros não ficam danificados”.
Assim, explica Maria das Dores Meira, “as celebrações vão ser realizadas sob os mesmos moldes do ano anterior”, referindo-se à habitual eleição da rainha e do rei do Carnaval, cegadas, desfile e concurso de máscaras para alunos do 1.º ciclo, desfile de foliões e a festa “Carnaval After Hours” no Largo José Afonso nos dias 19 e 21 de fevereiro. “Há dois anos, os estragos derivados das intempéries nos carros que saíram em fevereiro foram demasiados”, declara Maria das Dores Meira, reservando para julho o cortejos de carros alegóricos.
Ao considerar as celebrações carnavalescas no verão como “mais atrativas para os setubalenses, como se verificou com o sucesso do ano passado”, a presidente da autarquia vai apostar a grande parte do investimento nessa altura. A Câmara vai atribuir 15 mil euros à Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal (ACOES), verba destinada “em grande parte aos carros alegóricos que, novamente, não saem à rua em fevereiro”, declara Maria das Dores Meira.
José Augusto, vereador do PSD na autarquia setubalense, questiona sobre “o que se vai fazer com o lucro na ordem 13 mil euros previstos no orçamento da realização das festividades”, ao que Maria das Dores Meira explica que será destinado “à realização de novas atividades no futuro”. “O lucro proveniente do Carnaval vai servir para a ACOES criar um fundo maneio para que possa, nos anos seguintes, aumentar a qualidade do Carnaval em Setúbal”, afirma a edil.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários