Autora de Anjo de Cristal apresenta-se na sua cidade

Beatriz Silva apresenta “Anjo de Cristal” no Montijo

No próximo sábado, dia 28 de janeiro, terá lugar, pelas 16 horas na Biblioteca Municipal de Montijo, a apresentação do livro “Anjo de Cristal” da autoria da jovem escritora montijense, Beatriz Lima, de 14 anos de idade.
Beatriz Lima apresenta livro amanhã na Biblioteca de Montijo 

O romance, direccionado ao público juvenil, relata uma história de amor em tempo de guerra (II Segunda Guerra mundial 1939/1945). Uma carta anuncia a morte de um soldado – o nome não é perceptível – e Anne tem duas opções: esquecer o amor da sua vida e seguir em frente, ou ir para a guerra, numa réstia de esperança.
Beatriz Lima nasceu a 19 de Janeiro de 1997. Desde cedo se encantou com o mundo da literatura e com apenas 13 anos publica o seu primeiro livro. “Anjo de Cristal”. Um livro intenso, carregado de dor e sofrimento, redigido com invulgar perícia. 

A menina sonhadora

“Sonhadora, mas com os pés bem assentes na terra", assim se descreve a jovem autora que tem sido convidada para inúmeros programas televisivos e cuja obra tem sido alvo de grande divulgação por parte dos meios de comunicação social. 
"Sonhadora. A única palavra que me define totalmente. Sonhadora. Sempre fui muito imaginativa – provavelmente, já carregava uma imaginação completa no ventre da minha mãe. Quando era pequena, os mundos de fantasia eram os meus mundos. À medida que fui crescendo, a minha imaginação e a minha escrita tornaram-se mais aguçadas, começava lentamente a descobrir o ‘mundo real’, o mundo onde vivia, mas sem nunca deixar a fantasia para trás”, diz Beatriz sobre si mesmo. 

“Assim que descobri a forma como me exprimia melhor, através da escrita, milhares de ‘caderninhos’ encheram o meu mundo. Por mais que vivesse, amasse e adorasse, tinha de ter aqueles pequenos minutos onde exprimia tudo numa folha de papel. A partir desse momento, esse pedaço de papel tornava-se sagrado, pois eu tinha registado os meus sentimentos nele”, escreve a jovem escritora do Montijo.
Cresci mais um pouco e mais um bocadinho. O ‘mundo real’  fascinava-me ainda mais, quase tanto como o meu mundo de fantasia. Com a minha capacidade de sonhar, apontava objetivos, que me esforçava (bastante) para que se tornassem realidade. Foi assim que descobri a frase: ‘Todos os meus sonhos se tornaram realidade’. Cada sonho era um novo objetivo que tinha de cumprir; assim todos os meus sonhos se tornariam realidade, se lutasse por eles”.
E assim, diz, percebi: “a menina – que vivia no mundo da fantasia – carinhosa, sonhadora, simpática, tímida e inocente tinha-se tornado numa jovem forte, sonhadora, simpática, apaixonada (por tudo e todos), menos tímida (talvez!), com uma  ‘mente filosófica’ e uma curiosidade e preocupação pelos outros, aguçada. Mas esta jovem também tinha encontrado o seu lugar… No mundo da fantasia e no real. Sonhadora, mas com os pés bem assentes na terra. É assim que me defino".
Uma menina que, certamente, ainda irá ser um caso muito sério de sucesso no mundo da literatura. Amanhã estará na Biblioteca da sua terra natal: o Montijo.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários