Vitória de Setúbal

Novo Bonfim apresentado em noite de festa

O presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, quer que o Estádio do Bonfim continue onde está sedeado e no domingo, no jantar comemorativo dos 101 anos do clube, apresentou algumas imagens do projecto que, segundo o dirigente, vai garantir a salvação do maior clube a sul do Tejo. Um projecto,  conta o presidente do Vitória, que já tem investidores “portugueses, russos e chineses” interessados. Falta agora que a autarquia aprove o projecto.
Novo complexo do Bonfim foi desenhado por Tomás Taveira 

“O Vitória não é grande... é enorme” foi o que mais se ouviu no Pavilhão Antoine Velge no dia 20 de Novembro,  a data do 101º aniversário do Vitória Futebol Clube. Ao todo eram mais de 700 pessoas que se juntaram no jantar de aniversário. O jantar que ficou marcado pela apresentação pública do novo projecto do Estádio do Bonfim, por parte de Fernando Oliveira, presidente do clube. 
O projecto para o novo Bonfim contempla, além de um estádio com capacidade para cerca de 18 mil lugares, uma ocupação de muitos milhares de metros quadrados de construção. Além disso, prevê ainda uma clínica, residências assistidas, um aparthotel, um "shopping", cinemas, Bingo e habitação para estudantes a preços acessíveis, [até 60 mil euros] num investimento que poderá rondar os 200 milhões de euros, de acordo com Fernando Oliveira.
De autoria do conceituado arquitecto Tomás Taveira, o projecto apresentado deixou boas perspectivas aos sócios presentes. Os sócios tiveram oportunidade de ver as primeiras  imagens do novo estádio, bem como das infra-estruturas adjacentes.
Todavia, o projecto carece do parecer favorável da Câmara de Setúbal, que, pela voz do vereador Manuel Pisco, que representou a presidente Maria das Dores Meira, fez saber que a autarquia está motivada "para encontrar soluções viáveis para si própria e que vão ao encontro dos anseios de todos os vitorianos e setubalenses".

Já há investidores interessados

De acordo com Fernando Oliveira, o projecto "tem uma moldura de ocupação multifacetada e é um benefício enorme para a cidade". Por isso não será difícil prever o desfecho do sonho do líder vitoriano. É preciso, contudo, em primeiro lugar, anular o direito de superfície dos terrenos do Bonfim, que não se encontram na posse do clube, e depois receber luz verde da autarquia para que sejam encetadas negociações com os investidores interessados.
E há investidores? Fernando Oliveira afirma que sim. “Este é m projecto possível e exequível. Há investidores chineses, russos e portugueses interessados em todo o projecto”. Sem dizem quem são,  o líder do Vitória diz no entanto que esses investidores “querem ficar com parte substancial do projecto. Temos pessoas já interessadas no ‘shopping’, nos cinemas, na clinica e nas residências assistidas para estudantes”.
E a crise não desmotiva? “De forma alguma”, garante Fernando Oliveira.  “É nos momentos de crise que tem de haver iniciativa para levar o país para a frente”.  

Diego homenageado em noite dos 101 anos
Diego distinguido pelo bom serviço na baliza do Vitória  

A noite não foi só de apresentação de projectos novos. O trabalho desportivo foi reconhecido, Gonçalo Calado (Kickboxing);  António Galrinho e  Ofélia Mascarenhas (aikido); Nelson Trindade e Ágata Swiatkiewicz (judo); Sofia Quintas (ginástica);  Fernando Gomes, Rui Mamede, Rolando Costa e Pedro Carvalho (andebol). No futebol de formação, Mário Moço, Fernando Carvalho, Pedro Mendes, Kiko e Gonçalo Dias e no  futebol profissional, Diego a serem distinguidos pelo clube. 
“Não esperava esta homenagem, estou muito feliz”, comentou visivelmente emocionado. O brasileiro, de 32 anos, aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho realizado pela direcção”. Tem feito de tudo para melhorar e fazer com que o nosso clube cresça cada vez mais. Só quem está próximo entende as dificuldades que há para gerir o clube”, salientou o titular da baliza do Vitória.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários