Vinho

Hora do baco... 

No passado dia 13 de Novembro, mais de 50 cidades dispersas por Portugal, Espanha e Itália comemoraram o Dia Europeu do Enoturismo, promovido pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN). Palmela, Alcochete,  Montijo e Setúbal, foram no distrito, os municípios que aderiram à iniciativa europeia.



Dia do Enoturismo volta no dia S.Martinho
A edição de 2011 contou, mais uma vez, com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), sendo celebrada com diversos eventos, tais como: entradas gratuitas em museus do vinho, almoços e jantares, estadias temáticas em Herdades e Hotéis, visitas a quintas, degustação de vinhos, adegas de portas abertas, provas de BTT, lançamento de livros, a que se juntou a iniciativa da Rota do Vinho do Porto “Um brinde a Portugal e aos Portugueses, que marcou o 10.º aniversário da elevação do Douro a Património da Humanidade pela UNESCO.
A nível nacional participaram 20 municípios pertencentes à AMPV: Alandroal, Alcochete, Azambuja, Barcelos, Beja, Borba, Cartaxo, Coruche, Ferreira do Alentejo, Loures, Montijo, Oeiras, Ourém, Palmela, Ponte da Barca, Praia da Vitória, Setúbal, Sintra, Viana do Castelo e Vidigueira.               
Esta efeméride foi instituída pela RECEVIN no ano de 2009 e ocorre sempre no segundo domingo do mês de Novembro de cada ano.
Em 2012, o Dia Europeu do Enoturismo será a 11 de Novembro, Dia de S. Martinho.
O objectivo desta iniciativa é que cada município (membro da Rede Europeia das Cidades do Vinho) divulgue e promova, de uma forma evocativa, o vinho, a vinha e a cultura vínica com um vasto leque de programação dedicado a este néctar.  


A AMPV realizou a 11.11.11 a Conferencia Nacional das Rotas do Vinho

Integrado no projecto da AMPV das Rotas do vinho de Portugal, na qual a Associação de Municípios Portugueses do Vinho promoveu 48 reuniões descentralizadas em todas as Regiões Vitivinícolas do país, realizou-se no dia 11 de Novembro, a Conferencia Nacional das Rotas do Vinho em Barcelos.
Nesta conferência foi apresentado o Manual das Boas Praticas das Rotas de Vinho bem como o projecto de constituição do Clube das Rotas de Vinho de Portugal, com os parceiros da AMPV, a saber: Turismo de Portugal, Instituto da Vinha e do Vinho – IVV, Viniportugal e a Andovi.
Em 2012, será o ano da implementação do Projecto de reestruturação das Rotas de Vinho de Portugal em particular o Manual de Boas Práticas de Gestão para uma Rota de Vinhos.

Agência de Notícias 







 

Comentários