Rotas dos Vinhos reúnem em Barcelos
A cidade de Barcelos recebe no próximo dia 11 de Novembro, no Auditório Municipal, às 10h, a Conferência Rotas de Vinho de Portugal “Novo Modelo de Gestão para as Rotas de Vinho Nacional”.
![]() |
Cidade de Barcelos discute Rotas dos Vinhos |
O evento, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pelo Município de Barcelos, tem como intuito de fazer o ponto da situação sobre o Projecto da AMPV de Modernização e Reestruturação das Rotas de Vinho.
Esta conferência pretende ser uma sessão de trabalho, de avaliação e definição de objectivos a curto prazo, para a implementação deste projecto, para além de pretender ser um momento de discussão sobre esta matéria e de novas formas de organização e de acção paras as Rotas do Vinho de Portugal.
Trata-se, assim, de um novo modelo de gestão para as Rotas, sendo indispensável para o seu sucesso a envolvência dos órgãos públicos (autarquias) e privados (hotéis, agências de viagens, adegas, restaurantes, bares, vinoterapia, entre outros).
Este projecto pretende ser um motor do desenvolvimento económico, social e cultural, através de um trabalho que se quer em rede e em parceria, no sentido de fomentar um enoturismo de qualidade e sustentável.
O Programa
A sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes e pelo Presidente da AMPV e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).
Painéis em discussão da Conferência:
1.º Painel: Ponto de situação da execução do Projecto Reestruturação das Rotas de Vinho da AMPV;
2.º Painel: Exemplo de Boas Práticas de Gestão de Rotas de Vinho;
3.º Painel: Vantagens do trabalho em rede e em parceria com outras Rotas ou Redes;
4.ª Painel: Internacionalização das Rotas e alargamento ao mercado Europeu.
5.º Painel: Produtos Rotas de Vinho de Portugal – Plano de acção 2012.
Oradores convidados:
Maria do Carmo Guilherme – Rota do Vinho da Península de Setúbal;
Representante – Projecto Rotas de Vinho de Espanha;
Vasco d'Avillez – Presidente da Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas (ANDOVI)
Luísa Romão – Rede de Museus da Vinho da AMPV;
António Coelho – Rota do Romântico do Vale do Sousa;
Teresa Ferreira – Turismo de Portugal;
Jorge Monteiro – Presidente da ViniPortugal;
Paolo Benvenuti – Presidente da Associação Iter Vitis;
Rui Ribeiro – Empresa CTRS – Consultoria, Tecnologia e Inovação
Luís Neff – Empresa de Sinalética
Manuel Cabral – Representante do Município do Porto na Rede das Capitais de Grandes Vinhedos
O enceramento da Conferência será feito pelo Vereador do Turismo do Município de Barcelos, César Pires, pelo Secretário-Geral da AMPV, José Arruda e Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal.
Paulo Jorge Oliveira
Comentários
Enviar um comentário