Pela Política...

Futuro do país passa pela reforma da administração local

Os socais-democratas de Almada defendem que o “documento elaborado pelo Governo de Portugal para a reforma da administração local assenta em quatro eixos principais: o Sector Empresarial Local, a Organização do Território, a Gestão Municipal, Intermunicipal e o Financiamento e a Democracia Local. Estes vectores vão permitir uma administração local mais coesa e uma maior resposta às exigências das populações”.
Paulo Júlio, Secretário de Estado da Administração Local esteve em Almada  


A necessidade de uma mudança de paradigma na gestão territorial por parte das autarquias para dar resposta às actuais exigências foi ontem debatida num jantar-conferência organizado pelo PSD Almada que teve como convidado o Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio, e que juntou cerca de centena de pessoas entre autarcas, dirigentes e militantes, visando apresentar e debater os vectores de acção do projecto do governo, passando pelas competências, reestruturação do sector municipal empresarial e reorganização das freguesias.
O Presidente do PSD Almada e Deputado à Assembleia da República, Nuno Matias, sublinhou a importância dos objectivos centrais em que se baseia a reforma proposta.
“Racionalização de estruturas melhorando o serviço público, consolidação de uma sociedade mais adequada para o país que somos e para a riqueza que temos, mas também ambição, alicerçada numa reforma de mentalidades que nos permita perceber o país que podemos ser, o serviço público que devemos ter, e a sociedade com uma fiscalidade ao serviço do crescimento e não mais apenas do financiamento do Estado”.
O dirigente laranja considera que estas iniciativas são bastante importantes, no sentido de “ informar, esclarecer e debater uma proposta que não está fechada”, acrescentando que o Governo deseja até ao final do 1º semestre de 2012 “debater com todos, sem dogmas, desapaixonadamente, e acima de tudo, em nome do interesse nacional”.

Agência de Notícias 

Comentários