Educação

Alunos limpam praia

No âmbito do Programa Eco-Escolas, coordenado a nível internacional pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), 20 alunos do Clube de Ciências da Escola 2/3 Padre Abílio Mendes, no Barreiro, limparam, no Dia Nacional do Mar, a 16 de Novembro, a praia do Clube Naval Barreirense.

Crianças aprendem como manter o ambiente mais limpo 

A professora Lurdes Monteiro explicou que o Programa Eco-Escolas é desenvolvido no Clube de Ciências, tendo sido esta acção a primeira realizada num local exterior à Escola. A docente adiantou que neste ano lectivo, estão, ainda, previstas visitas de estudo e um passeio no Varino Pestarola. 
Em relação ao Eco-Escolas a professora considera-o “muito importante, pois assim vamos sensibilizando para a preservação do ambiente e as crianças apercebem-se de como o Homem o prejudica”.
Em relação ao apoio logístico e financeiro da Câmara do Barreiro para a realização destas actividades, o Vereador Nuno Banza, responsável pela Sustentabilidade Ambiental, considera-o “pequeno, mas, ao mesmo tempo, é grande o impacto que este projecto tem junto da comunidade”.
O processo de inscrição para as candidaturas ao Projecto está em curso. Neste momento, regista um total de 11 estabelecimentos de ensino, dos quais se destaca, como primeira inscrição, o “Xi-Coração Jardim Infantil”, o “Centro Infantil do Lavradio O Barquinho” e o “Colégio Minerva”.

As ideias chave do projecto  

Recorde-se que a Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, estabeleceu uma parceria com a ABAE/FEE, na qual presta apoio às escolas inscritas no Programa, através do pagamento da inscrição destas no mesmo, do pagamento da inscrição dos professores no Seminário Eco-Escolas e do apoio ao desenvolvimento de actividades.
O programa Eco-Escolas é destinado, preferencialmente, às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino.
Com este programa pretende-se “encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade”. “Estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções e motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário”.
A ideia é também “fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem” e “divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional ou contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local”.


Paulo Jorge Oliveira

Comentários