Economia

Autoeuropa em dia de “não produção” no dia de greve geral

A Autoeuropa decidiu que 24 de Novembro, data da greve geral, será “um dia de não produção”, de modo a minimizar o impacto no aprovisionamento dos fornecedores, anunciou hoje a empresa de Palmela.

Autoeuropa pára a 24 de Novembro 

“Com o objectivo de minimizar os efeitos previsíveis da quebra de aprovisionamento dos seus fornecedores e as dificuldades logísticas criadas por irregularidades no funcionamento dos serviços públicos no próximo dia 24 de Novembro, a Volkswagen Autoeuropa decidiu que esse será um dia de não produção”, refere a empresa em comunicado enviado às redacções dos órgãos de comunicação social. 
No dia da paralisação, promovida em conjunto entre a CGTP e a UGT, será dada aos trabalhadores Autoeuropa nomeadamente “opção de solicitarem à empresa o gozo de um dia de férias” ou de um “dia de não produção, uma das ferramentas de flexibilidade laboral que existe na empresa desde 2003”.
A Autoeuropa com sede em Palmela, a segunda maior exportadora nacional, explica que esta decisão tem como objectivo “minimizar os inconvenientes” resultantes do eventual encerramento de escolas e de serviços de apoio social, bem como a quebra de serviços de transporte público.
A Volkswagen Autoeuropa espera também “anomalias” na cadeia de fornecimento de componentes de origem nacional, que poderia provocar “perturbações e atrasos no fluxo normal de produção da linha de montagem final”.

Comissão de Trabalhadores satisfeita com decisão  

António Chora, da comissão de trabalhadores, afirmou que a direcção da Autoeuropa reconheceu que o número de funcionários que irá aderir à greve impossibilitará o funcionamento normal da unidade. "Não vai haver produção automóvel na quinta-feira e quem for trabalhar irá fazer outro tipo de tarefas que sejam necessárias. A empresa põe à disposição outros mecanismos para que os trabalhadores que não fazem greve, possam, por exemplo, colocar um dia de férias", disse. António Chora acredita que a adesão à greve geral de quinta-feira será "elevada".
A unidade de Palmela do grupo Volkswagen produz os modelos Sharan, Eos e Scirocco e o SEAT Alhambra.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários