Desporto Escolar

Secundária de Pinhal Novo e Luís Silva com homenagem nacional


A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através do respectivo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, decidiu homenagear o atleta Luís Silva, da Escola Secundária de Pinhal Novo, e a sua equipa pelos resultados obtidos na Orientação, especialmente pelo 3º lugar por equipas e pelo 2º lugar individual obtidos no Mundial de Desporto Escolar.
Atleta de Pinhal Novo foi condecorado esta tarde pelo Governo 


A homenagem decorreu durante a Festa do Desporto Escolar Nacional, esta tarde, na Escola Secundária da Lourinhã, e contou com a presença da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, entre outras entidades.
A Festa do Desporto Escolar 2011 visa a atribuição de Prémios a pessoas singulares e colectivas que se distinguiram no âmbito do Desporto Escolar no ano lectivo 2010/2011.
Esta distinção vem no seguimento do trabalho desenvolvido pela escola que, até aqui, tem produzido bons resultados, para além de todo o trabalho formativo com muitos jovens que alargaram os seus horizontes e beneficiaram do forte carácter educativo desta actividade desportiva. Para este ano lectivo, além dos títulos nacionais de orientação, um dos objectivos será repetir o título nacional de corta-mato com vista à participação no Mundial.

Luís Silva começou por influência dos irmãos

Desde cedo o atleta teve contacto com a orientação – por via dos irmãos Mário e Ana Silva que sempre participavam em provas – mas só em Janeiro de 2007, Luís Silva resolve experimentar numa prova na Azaruja, em Évora.
Luís Silva estreou-se em Orientação, em Évora, em 2007 
Segundo Luís Silva, “primeiramente pratiquei pelo Desporto Escolar, graças ao professor Daniel Pó, e só me federei realmente em Outubro de 2007, pela ADFA. Comecei a ir às provas da Taça de Portugal como Iniciado mas devo admitir que as coisas não me corriam bem. Contudo, encarei sempre os desafios com garra e nunca desanimei com maus resultados”.
O ponto de reviravolta foi em Abril de 2008, quando “obtive o título de Vice-Campeão do Mundo do Desporto Escolar, na Distância Média, o que me fez começar a treinar mais a sério e a encarar a Orientação mais do que um ‘hobby’. Na época 2008/2009 decidi subir ao escalão de Juvenis, mais difícil e duro, mas também mais competitivo. Apesar dos constantes reveses, fui aprendendo a lição e comecei a melhorar e a ultrapassar as minhas dificuldades, embora ainda hoje tenha muitas”, diz o atleta do Pinhal Novo.

Mundial de Orientação chega a Palmela em 2014

A Escola Secundária de Pinhal Novo é parceira da Câmara Municipal de Palmela, da Federação Portuguesa de Orientação, das Juntas de Freguesia de Palmela e de Pinhal Novo e da Escola Secundária de Palmela na organização do Campeonato da Europa de Orientação Pedestre, que decorrerá em Palmela em 2014.

Paulo Jorge Oliveira

Comentários