Concurso de Gastronomia de Palmela

Pousada, “A Tipóia” e “D. Isilda” venceram

O Restaurante da Pousada do Castelo de Palmela venceu o Concurso de Gastronomia de Palmela, seguido do Restaurante “A Tipóia” (Pinhal Novo), que arrebatou o 2º Prémio, e do Restaurante D. Isilda (S. Brás, Palmela), em 3º lugar na classificação. Houve lugar, também, para uma Menção Honrosa, entregue ao Restaurante “Pérola da Serra” (Palmela). A entrega de prémios aos vencedores decorreu no dia 27 de Novembro, no âmbito do evento Palmela Wine 2011.

Restaurante da Pousada de Palmela ganha concurso


O Concurso decorreu entre 21 e 30 de Outubro, numa organização da Câmara de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul. Durante este período, os onze estabelecimentos participantes propuseram uma ementa completa, composta por entrada, prato principal e sobremesa, onde os produtos locais estiveram em destaque. Ingredientes, sabor, apresentação, confecção, criatividade e integração na gastronomia local foram os principais critérios de avaliação. Além da degustação por parte do público, os pratos foram apreciados, sem aviso prévio, por um júri, composto por cinco elementos, em representação de vários organismos: Câmara Municipal de Palmela; Confraria Gastronómica de Palmela; Confraria do Moscatel de Setúbal; CVRPS – Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Parte integrante do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, o Concurso tem, como objectivos principais, a promoção e divulgação da gastronomia local como um importante produto turístico, bem como a dinamização do tecido empresarial local da restauração. O programa, implementado este ano pelo Município, em parceria com um conjunto de agentes económicos, visa consolidar a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia e aos produtos locais de qualidade.

Ementas vencedoras:

Restaurante da Pousada de Palmela
Castelo de Palmela Tel. 212 351 226
Não tem encerramento semanal
Entrada: Crocante de Queijo de Azeitão, Compota de Uvas e pequena Salada de Canónigos com Vinagrete de Maçã Riscadinha
Prato Principal: Sela de Coelho confitada em Vinho Tinto de casta Castelão, Guisadinho de Feijão encarnado, Espinafres salteados e Figos assados em Vinho Moscatel
Sobremesa: Bolo de Chocolate com Fogaça de Palmela e Nozes, Sorbet de Tangerina e Frutos vermelhos

Restaurante “A Tipóia”
Montinhoso – Pinhal Novo Tel. 962 308 242
Dia de Encerramento: Jantar de Domingo e 2.ª feira
Entrada: Sopa Caramela
Prato Principal: Bacalhau à “Tipóia”
Sobremesa: Doce da Tia com Moscatel

Restaurante “D. Isilda”
S. Brás – Palmela Tel. 212 333 255
Dia de Encerramento: 3.ª feira
Entrada: Cogumelos recheados com Queijo de Azeitão
Prato Principal: Empadão de Perdiz
Sobremesa: Arroz Doce com Leite de Ovelha

Restaurante “Pérola da Serra”
Palmela Tel. 212 350 240
Encerramento Semanal: 3.ª feira
Entrada: Sopa de Favinhas
Prato Principal: Caldeirada à Fragateira Setubalense
Sobremesa: Pêra em Vinho Tinto da Serra


Agência de Notícias 

Comentários