Chegar a Zero no Dia Mundial da Sida

O Dia Mundial da Sida é assinalado na quinta-feira

O Dia Mundial da Sida é assinalado na quinta-feira, dia 1 de Dezembro, este ano com o tema “Getting to Zero” (Chegar a Zero), a destacar as grandes metas da Organização das Nações Unidas para esta problemática: zero novas infecções, zero pessoas discriminadas e zero mortes relacionadas com a infecção do vírus da imunodeficiência humana (VIH).


O município do Seixal associa-se às comemorações com um conjunto de campanhas informativas a decorrer a partir de amanhã, dia 30 de Novembro, em diversos espaços de diversão nocturna e em zonas de grande afluência diurna de pessoas, com o apoio da Unidade de Cuidados na Comunidade do Agrupamentos de Centros de Saúde do Seixal e Sesimbra, do projecto Saúde sobre Rodas e dos Médicos do Mundo.
As escolas secundárias do concelho também se juntam à campanha, através de uma participação muito especial no programa de rádio Seixal Saudável, que irá para o ar no dia 3 de Dezembro, sábado, às 10 horas (e, mais tarde, pelas 20 horas), na frequência da RDS em 87.6 FM.
Durante cinco minutos poderão ouvir-se as principais preocupações dos nossos jovens em relação ao VIH/sida, bem como os esclarecimentos de uma técnica do Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH de Almada da Coordenação Nacional para o VIH/sida.
Portugal figura entre os cinco países da Europa com maior número de novos casos de infecção do vírus da sida e estima-se que actualmente existam mais de 39 mil pessoas contaminadas.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários