Barreiro: Exposição de Fotografia

Musicalidades em fotografia...

A exposição de fotografia de Cláudio Ferreira, Rita Carmo e Vera Marmelo, patente ao público na Galeria Municipal de Arte, do Barreiro, vai ser prolongada até 26 de Novembro. A mostra inserida na Programação do Mês da Música, que, como a Câmara do Barreiro oportunamente divulgou, decorreu em Outubro no Concelho, tem as portas abertas de terça-feira a sábado, das 14h00 as 20h00.
Foto Rita Carmo: http://ritacarmo.blogspot.com/


Cláudio Ferreira e Vera Marmelo estão ligados ao Barreiro. Rita Carmo é considerada “a” fotógrafa de música do País. As imagens – algumas inéditas – balançam entre fotografia de retrato (Rita Carmo e Vera Marmelo) e de concertos (Cláudio Ferreira). 
A Galeria Municipal de Arte encontra-se na Avenida Alfredo da Silva, nº 15. Telefone. 21 207 6759. Encerra domingos, segundas-feiras e feriados.







BIOGRAFIAS

Cláudio Ferreira
Cláudio Ferreira nasceu em 1974, em Lisboa.
Estudou fotografia no Ar.co, entre 2000 e 2004. Foi bolseiro no 3º ano.
Frequentou o Cenjor em pós produção digital. É membro da direcção do Cine Clube do Barreiro e trabalha como freelancer em fotografia de arquitectura, publicidade, e produto.
Colaborou com a revista Happy Woman e, actualmente, com a Essential Lisboa e 12.
Fotografa o Barreiro Rocks, desde 2006 e colabora com o grupo de teatro do Barreiro, ArteViva, desde 1998. O seu trabalho passa também por fotografia de reportagem, retratos e alimentação.
Para além do trabalho comercial está também a desenvolver um trabalho mais autoral com especial incidência na paisagem e retrato social. www.claudioferreiraphoto.com.



Vera Maramelo


Vera Marmelo nasceu em Dezembro 1984, Barreiro.
Começa a usar a fotografia como meio em 2006. Passa por breves formações mas o grosso da sua aprendizagem surge através da tentativa-erro e da obsessão por ver e rever imagens. A fotografia apresenta-se-lhe desde o início como uma boa desculpa para se aproximar de novos sítios e pessoas. Desde sempre ligada à música, dedicou os últimos tempos a documentar muita da nova cena musical portuguesa contemporânea. 
Em 2007, conclui o mestrado integrado em Engenharia Civil, no Instituto Superior Técnico. Trabalha nesta área desde então.
É ainda no IST que toma contacto com a fotografia, em 2005, ao frequentar o núcleo de fotografia da universidade (NAF). É esta a ferramenta que a vai ligar à música. Em 2005, alia-se a Tiago Sousa na extinta editora Merzbau, contribuindo como fotógrafa e assistente de produção. O seu primeiro contacto com o Festival OutFest surge em 2006 para expor, situação que se repete em 2008. Na edição de 2009, inicia a colaboração com os organizadores do festival e respectiva associação participando na curadoria e produção das Artes Visuais do festival. É também em 2009 que a convite do Museu da Música expõe um conjunto de imagens recolhidas entre 2007 e 2009 junto aos novos músicos portugueses. Em 2010, volta a expor em dois espaços - Atalaia 31 e na Loja de Discos Trem Azul.
É frequente a colaboração com músicos, artistas visuais e publicações de imprensa. Vive e trabalha entre o Barreiro e Lisboa.


Rita Carmo

Nome da Exposição: "Bandas Sonoras"
Rita Carmo (n. 1970, Leiria) licenciada em Design de Comunicação pela ESBAL. Fotógrafa dedicada à cena musical há mais de 19 anos. Iniciou a publicação de fotografias no semanário Blitz, em 1992 onde permanece residente.
Tem fotografias editadas em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Em 2003, editou pela Assírio & Alvim o álbum fotográfico "Altas-Luzes". Em 2004, a convite da Alcatel Portugal e da Numero, expõe no 4º Festival Portugais na Fnac Forum Les Halles em Paris. Em 2008, no âmbito do Congresso Feminista, expõe na Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em 2008, edita com a revista BLITZ o álbum "Portugal XXI - Imagens de Sons Portugueses". Em Julho de 2009 expõe no Festival Alive parte do seu trabalho relacionado com concertos ao vivo. Como free-lancer é responsável por diversas capas de CD´s e imagens de divulgação de numerosos músicos portugueses.
Foi júri do Prémio FNAC Novos Talentos Fotografia, em 2004 e 2005.
É formadora de Fotografia de Espectáculo na Restart e no Instituto Português de Fotografia. 
www.ritacarmo.com

«Rita
 Carmo é "a" fotógrafa de música em Portugal. Sendo o olho oficial do semanário musical Blitz, desde 1992, pela sua lente passaram praticamente todos os nomes graúdos da mais criativa e vital expressão sonora nacional; uma mão-cheia de novos talentos; e uma série de exemplos internacionais incontornáveis na história da cultura nos séculos XX e XXI.
Uma pequena mas esclarecedora parte do seu trabalho conheceu edição em Dezembro de 2003, através do álbum fotográfico Altas-Luzes (ed. Assírio & Alvim). São aproximadamente 200 imagens de gente tão diversa quanto PJ Harvey, Sérgio Godinho, Laurie Anderson, Björk, Da Weasel, Nick Cave, Madredeus, Marilyn Manson, John Zorn, Cesária Évora, Camané e The Gift.
Nesse documento, como nas imagens que fazem parte do livro Portugal XXI - Imagens de Sons Portugueses (editado em Novembro de 2008 com a revista BLITZ), faz-se prova da sua maior qualidade: a de se deixar “engolir” pelo imaginário dos artistas fotografados, e, juntamente com eles, reinterpretar a sua obra.»
Gonçalo Frota in apresentação "Portugal XXI - Imagens de Sons Portugueses".

Agência de Notícias 

Comentários