Banco Alimentar em campanha por todo o país‎

Alimente esta ideia

O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje mais uma campanha de Natal de recolha de alimentos, que se vai espalhar por 1.615 estabelecimentos comerciais de todo o país e conta com o apoio de 34 mil voluntário e “mata” a fome a milhares de famílias por todo o país. No distrito de Setúbal são perto de 30 mil pessoas que esperam pela “solidariedade” dos portugueses neste fim-de-semana mas há cada vez menos voluntários.   
Milhares de voluntários estão hoje e amanhã a recolher alimentos 

A presidente da instituição, Isabel Jonet, não gosta de fazer previsões, mas acredita na solidariedade dos portugueses. “Nunca gosto de dizer que tenho mais ou menos expectativas que na campanha anterior [onde foi batido um recorde de doações, 3.265 toneladas de alimentos]. Não nos podemos esquecer que estamos a passar por um período de crise. Ainda assim, acredito que os portugueses vão ser muito solidários”.
O BA apresenta ainda uma inovação, com os donativos a poderem ser feitos através do site www.alimentestaideia.net. Aqui a campanha prolonga-se até dia 4 de Dezembro e a ideia é chegar aos emigrantes, jovens e empresas, ou seja, públicos que têm manifestado interesse em colaborar, mas não o conseguiam fazer através da habitual campanha “Saco”. O pagamento pode ser feito através do sistema Visa ou Multibanco e a pessoa escolhe – entre açúcar, salsichas, óleo, azeite, leite e atum – o produto que pretende dar.
Só ao longo deste ano, o BA garante já ter apoiado com produtos mais de 2.047 instituições, que concederam ajuda alimentar a cerca de 329 mil pessoas comprovadamente carenciadas. Se pode, não deixe de apoiar esta causa.

Lista de “carenciados” cresce em Setúbal  
Em Setúbal, cerca de cinco mil pessoas continuam em lista de espera no distrito de Setúbal para receber apoio através do Banco Alimentar Contra a Fome (BA). Ao todo, 25 mil pessoas recebem actualmente bens alimentares do BA de Setúbal (que abrange ainda o concelho de Odemira, no distrito de Beja), através de 146 instituições, 27 delas no litoral alentejano. Há ainda 42 entidades destas em “lista de espera”. Até porque, de acordo com António Alves, da direcção do BA Setúbal, “de ano para ano tem vindo a aumentar o número de pessoas com carências”.
De acordo com o Banco Alimentar de Setúbal, os armazéns do distrito já estão a ficar vazios. No litoral alentejano o leite acabou em Setembro. A instituição tem apelado ao voluntariando em massa para as superfícies comerciais do distrito e os armazéns de Palmela e Sines.

Os voluntários...

Aceitando o apelo, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) associou-se à campanha de recolha de alimentos. Trata-se de mais uma acção desenvolvida pelo Projecto “IPS Solidário”, que visa “contribuir para a tomada de consciência da importância de ser solidário”, refere fonte do Politécnico de Setúbal.
Durante hoje e amanhã, equipas de voluntários do IPS constituídas por funcionários, docentes e não docentes, bem como estudantes, familiares e amigos têm a oportunidade de ajudar nesta “mega operação" de recolha de alimentos que irá reverter a favor do Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal. Os voluntários de Setúbal vão ajudar no Jumbo de Setúbal e no Fórum Montijo.
Também o Grupo de Jovens para o Desenvolvimento, um grupo informal de jovens do concelho de Palmela, está a participar na ajuda. “Vamos estar presentes no armazém do distrito de Setúbal (situado no concelho de Palmela, Vila Amélia) onde nos disponibilizamos a responder a quaisquer dúvidas assim como a vos receber e orientar no armazém para que se sintam devidamente ‘acolhidos’”, disse ao ADN Valdemar Fernandes, responsável pelo grupo.  
A última campanha, realizada em Maio deste ano, no Distrito de Setúbal foi efectuada em 164 superfícies comerciais. Nesta altura, foram recolhidas 224 toneladas de alimentos que contribuíram para apoiar 23.756 pessoas carenciadas. Hoje, de certeza, serão muito mais a precisar. Alimente esta ideia.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários