Alcochete em reunião sobre defesa da floresta

Autarquia defende mais apoio aos bombeiros 

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve em Almada, na reunião com os municípios sobre a Defesa da Floresta Contra Incêndios e Gestão de Combustível. Representado pelo presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, o município de Alcochete marcou presença nesta sessão que contou ainda com as participações do Secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Tavares Neves, do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas e do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Soares Miguel. "Refletir e debater ações de reforma do ordenamento da floresta exigindo, de todas entidades com responsabilização nesta matéria, a adoção de medidas de prevenção e a capacidade para promover e implementar com celeridade as alterações necessárias para defender a floresta contra incêndios" foi o principal intuito desta iniciativa.
Câmara quer mais apoio do estado para os bombeiros 

Considerando que 2017 foi um ano dramático para Portugal em incêndios florestais, o Ministro da Administração Interna reforçou a importância da dinamização de um trabalho de prevenção e de defesa da floresta contra incêndios a nível nacional, trabalho esse que é também sinónimo de respeito por todos os que perderam as suas vidas e foram afetados pelas catástrofes que marcaram o ano transato.
No âmbito desta problemática, o presidente da Câmara de Alcochete interveio partilhando com os participantes duas preocupações, uma relacionada com a importância da atualização do cadastro da propriedade rústica, fundamental para dar cumprimento às notificações dos proprietários, uma ação executada pela Guarda Nacional Republicana mas em estreita articulação com as câmaras municipais e, outra, referente aos apoios concedidos às corporações dos bombeiros.
“Ainda que o concelho de Alcochete não esteja considerado como um concelho de risco de incêndios florestais, os nossos Bombeiros são muitas das vezes solicitados para prestar socorro em concelhos vizinhos e até em outros distritos do país não podendo por isso serem descurados em apoios”, destacou Fernando Pinto reforçando que a corporação local defende abnegadamente, sempre que lhes é solicitado, todas as pessoas e bens.

Exercício de evacuação assinala Dia Internacional de Proteção Civil
No dia 1 de Março, o Dia Internacional de Proteção Civil foi comemorado junto do público escolar com um exercício de evacuação interna que possibilitou que cerca de 500 crianças colocassem em prática os seus conhecimentos sobre as regras a adotar em caso de acidente grave.
Dinamizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e com a presença da vice-presidente da câmara de Alcochete, Fátima Soares, este exercício prático decorreu apenas na freguesia de Alcochete, nas escolas de 1.º ciclo de ensino básico da Restauração, Valbom e Monte Novo, uma vez que as condições meteorológicas impossibilitaram a prossecução da iniciativa durante o período da manhã nos restantes estabelecimentos escolares.
Todavia, o resultado foi mais que positivo, na medida em que se verificou na prática que as crianças apreenderam os conceitos que foram transmitidos durante as ações de formação que têm decorrido nas escolas no âmbito do serviço educativo da proteção civil.
Por outro lado, esta iniciativa permitiu ainda averiguar que a estrutura interna de segurança está igualmente operacional, uma vez que foram cumpridas as regras e o organigrama de atuação previamente definido e para ser colocado em prática em casos de acidente grave.
O Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu esta iniciativa sem qualquer aviso prévio de forma a testar os comportamentos da comunidade educativa em cenário real.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete
Foto: Bombeiros Voluntários de Alcochete

Comentários