Janeiras cantam Ano Novo em Setúbal

Reis anunciam o fim da época natalícia na baixa da cidade


O átrio dos Paços do Concelho e o Mercado do Livramento, em Setúbal, foram palco de um conjunto de atuações para cantar as Janeiras à Câmara Municipal e à cidade. No Mercado do Livramento, as boas-vindas ao novo ano foram dadas pela Tuna do Centro Socio Educativo da APPACDM de Setúbal, que animou comerciantes e clientes daquele emblemático espaço comercial da cidade com o tema “Boas Festas”, escrito pelos elementos do agrupamento. Formada por utentes, professores, a diretora pedagógica do Centro Socio Educativo, Elisabete Moreira, e o próprio presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, a tuna contou na sexta-feira com um elemento especial, o vereador com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina, que se associou à iniciativa e também cantou as Janeiras à cidade.

Ouviu-se as Janeiras no Mercado do Livramento 

A Tuna do Centro Socio Educativo é um projeto desenvolvido no Centro Socio Educativo da Quinta da Serralheira, que reproduz o modelo das tunas com o objetivo de preservar a valorizar as tradições, envolvendo os alunos, e de contribuir para a animação cultural da cidade.
“Com este projeto e a participação dos alunos em iniciativas como as Janeiras ajudamos a cumprir o objetivo máximo da instituição que é promover a verdadeira inclusão de todos”, sublinha Elisabete Moreira.
A tuna do Centro Socio Educativo voltaria a cantar o tema “Boas Festas” na parte da tarde, no átrio dos Paços do Concelho, numa sessão que teve início com a atuação do Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do vereador Pedro Pina.
Composto por perto de vinte elementos, todas mulheres, entre ex-funcionárias, voluntárias e utentes, com mais de 70 anos de idade, da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, o grupo canta acompanhado pelos músicos Manuel Saraiva e Manuel Carlos, à viola, e Manuel Mascarenhas, no bombo.
A música tradicional do Dia de Reis, assinalado a 6 de janeiro, voltou ao átrio dos Paços do Concelho ao final da tarde com as atuações dos grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” e do Coro do Município Afina Setúbal.
Perante cerca de cinco dezenas de pessoas, incluindo o Executivo municipal, os grupos cantaram três músicas e desejaram bom ano novo à autarquia e à cidade.

Dia de Reis celebrado com sabor
O Dia de Reis foi celebrado em Setúbal ao sabor de tradicionais bolo-rei e moscatel, oferecidos pela Câmara Municipal a visitantes de espaços e equipamentos turísticos municipais.
As degustações no âmbito na iniciativa organizada pela autarquia foram realizadas nos espaços Casa da Baía, Moinho de Maré da Mourisca, Mercearia Confiança de Troino, Loja Coisas de Setúbal, Forte de São Filipe e postos de turismo de Setúbal, na zona de embarque dos catamarãs, e de Azeitão.
A iniciativa contou com a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com chefs daquele estabelecimento de ensino a prepararem os bolos-reis com base em receitas tradicionais reinventadas com vários produtos regionais.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários