Donos do Jumbo compram Forum Montijo

A compra e venda de centros comerciais está ao rubro em Portugal

Está fechada uma das operações que irá coroar 2018 como o ano com o maior investimento de sempre em centros comerciais portugueses. Os donos dos hipermercados Jumbo, através do braço imobiliário Immochan, compraram três dos quatro centro comerciais que o fundo norte-americano Blackstone tinha colocado à venda, prevendo um encaixe entre 750 e 900 milhões de euros. A confirmação é dada por uma notificação divulgada no site da Autoridade da Concorrência, com data de 16 de Janeiro. Através do grupo Auchan, de origem francesa, que já tem o Alegro Setúbal, ficará assim com o "controlo exclusivo" do Forum Montijo, Sintra Retail Park e do Forum Sintra. De acordo com o Jornal de Negócios, os franceses terão desembolsado cerca de 400 milhões de euros por estes activos. Fora do negócio, ficou apenas o Forum Almada, cujo negócio vale 450 milhões de euros, ainda pode avançar este ano. Também o Rio Sul Shopping, no Seixal, está à venda.
Forum Montijo vai passar para as mãos da Immochan 

A compra e venda de centros comerciais está ao rubro em Portugal. Depois do Dolce Vita Tejo, esta terça-feira foi anunciada a venda mais três grandes superfícies: Forum Montijo, Sintra Retail Park e Forum Sintra passam das mãos do fundo de investimento Blackstone para o domínio do grupo Auchan, dona do Jumbo. A informação consta num aviso publicado pela Autoridade da Concorrência, com data de 16 de Janeiro. A entidade foi notificada sobre a aquisição dos imóveis por parte da Tiekenveen, uma holding da Immochan, que por sua vez é subsidiária do grupo Auchan.
Os valores do negócio ainda não são conhecidos, mas o comunicado da Autoridade da Concorrência revela alguns detalhes. A compra do Forum Montijo “inclui a área afeta ao hipermercado e exclui o posto de abastecimento de combustíveis”.
Já a aquisição da Multi 25, proprietária do Forum Sintra, exclui “as áreas afetas à exploração do hipermercado”, que neste momento pertence à Jerónimo Martins.
A dona do Jumbo e do Pão de Açúcar já detém os centros comerciais Alegro de Setúbal, Alfragide e Castelo Branco.
Foi no verão do ano passado que o fundo norte-americano Blackstone revelou a intenção de vender os quatro centros comerciais que detém em Portugal. 
Fora da lista original da Blackstone fica o Almada Forum, "shopping" avaliado em cerca de 450 milhões de euros. Mas, de acordo com algumas fontes que Jornal de Negócios ouviu, acreditam que será possível fechar a operação ainda este ano, com o retomar do processo em breve.
Segundo a Bloomberg, a Blackstone previa encaixar entre 750 e 900 milhões de euros com as transações. A concretizar-se, um negócio deste valor seria o maior da década no setor imobiliário em Portugal.
Já esta segunda-feira tinha sido anunciada a venda, por 230 milhões de euros, do Dolce Vita Tejo à AXA Investment Managers.
"Esta aquisição representa mais uma evidência da nossa confiança na recuperação do mercado do sul da Europa", referiu o responsável para o mercado ibérico da AIM, Hermann Montenegro, em comunicado. Apesar do valor ser inferior aos 300 milhões que chegaram a ser noticiados, a Baupost e o Eurofund terão realizado mais-valias, uma vez que em Janeiro de 2015 investiram 170 milhões de euros neste "shopping" na Amadora.

Comentários